Corpo e Alma


"O corpo é o primeiro estudante da alma."
 Henry David Thoreau
 escritor e filósofo americano

Cicatrizes e Condecorações

"Sempre me emociono  com o jeito pelo qual 
os lobos batem nos corpos uns dos outros 
quando correm e brincam, 
os mais velhos a seu modo, 
os jovens ao modo deles, 
os magros, os gordos, 
os de pernas longas, 
os de rabo cortado, 
os de orelhas caídas, 
os de membros quebrados que ficaram tortos ao sarar. 
Todos têm sua própria configuração corporal, 
sua própria força e beleza. 
Vivem e brincam de acordo com o que são, 
quem são, e como são. 
Eles não tentam ser o que não são."

Clarissa Pinkola Estés
In: Mulheres que Correm com os Lobos

As marcas deixadas pelo tempo mostram que estamos na dinâmica da vida. 

As marcas e cicatrizes deixadas por doenças e outros sofrimentos são provas de nossa vitória, porque os superamos e sobrevivemos! Elas são nossas condecorações.

Nosso corpo é um registro vivo da vida transmitida, da vida levada, de esperança e de cura.

Ele é a única moradia do nosso Ser, não o trate como um escravo que precisa satisfazer nossos caprichos, mas sim como um ente que tem seus próprios méritos.

Trate-o com muito amor.


Harmonizar o Sistema Nervoso Rapidamente


Com esta prática, em até um minuto nosso sistema nervoso autônomo se harmoniza, ativando a capacidade de recuperação do estresse.

Reduz a ansiedade e aumenta a clareza mental.

Pode ser feita todos os dias a qualquer momento.

Você percebeu o reflexo de ativação?  Pra você foi suspiro, salivação ou bocejo?

Depois que o reflexo acontecer, respire mais uma ou duas vezes profundamente e desmanche suavemente a postura.

Esta prática faz parte da terapia somática desenvolvida pelo Dr. Peter Levine a partir do Jin Shin Jyutsu, uma técnica japonesa milenar que usa toques sutis e auto-massagem para harmonização de corpo e mente.

Como você ficou depois?

O Espaço da Graça
Imagem Pinterest

Qual é o espaço que você oferece para que a Psique faça seu trabalho? 

Para resolver uma questão existencial ou um trauma, a maioria das pessoas acredita que precisa escarafunchar o passado e entender todas as causas, ter todas as explicações do por que algo aconteceu. Imaginam que através da compreensão racional tudo se resolverá, mas a vida mostra que não é assim que a cura acontece.

É importante rever nossa história e reconstruir alicerces, mas depois de um determinado ponto, sentimos que começamos a patinar, dando voltas sem sair do lugar. O Processo passa a ser tedioso e às vezes destrutivo.

Assim que esse básico tiver sido feito, é importante confiar na sabedoria de nossa própria psique e abrir espaço para que a Graça possa participar do processo.  Para que ela chegue é necessário ter paciência e confiança.

Chamamos de Graça aquele momento inefável que traz um insight, sonho ou sincronicidade, permite uma compreensão profundamente transformadora e que não passa pela explicação racional.  Como se fosse um recadinho direto do Self, o centro organizador da nossa Psique.

Compreender é bem diferente de entender. 

Entender significa encontrar uma relação causal com determinado efeito e acreditar que ao saber disso tudo estará resolvido. Compreender envolve acolher o que é, como é. Este é o primeiro passo para a liberdade, que permite a saída criativa e a mudança.

Para que a Graça participe é preciso estar receptiva. Respire, confie e permita que ela participe do seu processo.

Quando ela chega, traz consigo todo um novo conceito de Amor e outra forma de estar no mundo. 

Todas as pessoas têm a capacidade inata de alimentar esse espaço de cura. Acredite, vai valer à pena.


Seja Gentil - Como Acolher Sua Alma


Seja gentil consigo mesmo 
por vezes as correntes inconscientes
trazem emaranhados aos nossos corações 
e nós não notamos...

Deslizamos suavemente sobre eles
e depois perguntamo-nos: 
porque estamos tão cansados, 
zangados ou turbulentos?

Sente-se suavemente como sua sábia avó
e deixe-se ser uma criança pequena de novo 
nos seus braços, 
e venha o que vier, acolha. 

E quando a criança se refez do seu choro, 
coloque-a de novo gentilmente de pé
e a envie suavemente de volta ao mundo

E sente-se, como só as avós podem,
calmas e com os pés no chão, 
sábias e com os olhos cintilantes, 
no meio dos altos e baixos 
deste mundo louco."

Raquel Holstead


O Vício da Perfeição e a Imagem Corporal

Quando o Vício da Perfeição se manifesta na imagem corporal a maioria de nós se identifica.

Em nossa cultura o corpo é tratado como objeto, como se a aparência fosse garantia de afeto.

A insatisfação por ser magra ou gorda, muito peito, pouco peito, quadril largo, quadril estreito, cabelos grisalhos, celulite, estrias, rugas... e tantos detalhes aos quais as mulheres dão importância exagerada movimenta um enorme mercado.

Além disso, manter as mulheres insatisfeitas com seus corpos é uma forma de distração e pulverização de nossa energia, que poderia ser melhor utilizada para realização pessoal e atuação no mundo.

O corpo é nosso melhor amigo, mas o tratamos como se fosse o pior inimigo. Se estivermos saudáveis, o corpo terá o tamanho certo para a energia que contém.

O trabalho da alma é descobrir a magnífica consciência de que a matéria está impregnada, de que nosso corpo está repleto e assim manter a energia fluindo em nós.

Se prestarmos atenção na luz em uma roseira, na energia de uma árvore, vamos perceber que essa luz e energia estão em nós, em nosso próprio corpo, vamos entender que nascemos para viver no amor que permeia toda a vida.

Assim cada corpo será de uma beleza sagrada.

E isso nos dá uma força incrível!

Quanto amor, alegria, suavidade, delicadeza, prazer e potência podemos sentir através do corpo?

Cuidado Amoroso Para Seu Bem Estar
animação: @andreaanimates

É bem mais leve atravessar períodos desafiadores quando nos tratamos com delicadeza em primeiro lugar.

Atenção às miudezas do cotidiano: flores, uma mesa bonita com comida gostosa, contemplar a natureza ou algo belo como este vídeo que me encantou e inspirou...(consegue perceber os detalhes, quanto trabalho e amor numa cena?)

Conecte-se ao corpo; oferecendo descanso, alimentação saudável e muuuuita água! Pois ela é o veículo das emoções.

A ingestão de líquidos permite uma limpeza das toxinas liberadas pelo estresse, que serão eliminadas na urina ao invés de se acumular em nosso corpo.

Um banho de sol de 20 minutos ao dia, mesmo que através de uma janela é benéfico para a saúde mental e melhora a qualidade do sono.

Uma gota de óleo essencial de lavanda no peito ao acordar e antes de dormir traz uma melhora incrível em nosso estado de espírito. Pode usar em aromatizador de ambientes também.

O Floral de Bach "Rescue" : 4 gotas na língua ou na água 4 vezes ao dia tem sido ótimo nesta fase.

Acariciar um animal de estimação também faz maravilhas...

Exercícios leves: alongamento, yoga, tai chi, qi gong, caminhada suave são ótimos para dispersar as nuvens escuras do nosso céu interior.

Música! Um grande remédio.

FUNDAMENTAL: Não se cobre desempenho neste momento. A META É ESTAR BEM. E isso já é o bastante.

Estou colocando em prática estas dicas e tem sido um bálsamo neste momento de muitas dores e perdas.

Quando bater angústia, medo, tristeza...siga este caminho do Cuidado Amoroso com a Vida. Nunca falhou para mim e para meus pacientes.


Atividade Física Para Depressão e Ansiedade

Todo  mundo diz que exercícios físicos são benéficos para a saúde. Mas o que nem todos sabem é que as atividades físicas são fundamentais para  o tratamento da depressão, ansiedade e pânico.

Há estudos publicados mostrando que os pacientes que praticam atividades físicas moderadas, como por exemplo: caminhada, bicicleta, natação, hidroginástica, dança... por pelo menos 45 minutos, três vezes na semana, respondem muito mais rapidamente ao tratamento e necessitam de 30% a menos de medicamentos! 

E a chance de recaída cai vertiginosamente. Também são muito eficazes para a  prevenção destas doenças. O nosso corpo não foi feito para ficar parado!


Como isso acontece?

Quando fazemos exercícios, o coração acelera e a temperatura corporal aumenta, fazendo-nos transpirar. Esse é o sinal para o aumento da produção de endorfina na hipófise. Este neurotransmissor circula entre os neurônios transmitindo a sensação de tranquilidade e alegria.

Durante a prática esportiva também sobem os níveis de cortisol. Este hormônio está relacionado às tensões, produzido pela glândula suprarrenal e percorre todo o corpo. Ele estimula a hipófise a produzir mais endorfina. Assim, a sensação de calma e a alegria permanecem mesmo depois que os exercícios terminam.

Além disso, as endorfinas ajudam a normalizar a produção de serotonina, justamente o neurotransmissor que está reduzido nestas doenças.

Nosso corpo é maravilhoso, não é? Vamos cuidar bem dele, a alma agradece...

Na Pandemia

Se sentir desconforto ao sair e caminhar com a máscara, existem máscaras próprias para atividade física em lojas de artigos esportivos.

Ou fique em casa e faça uma aula em vídeo. Tem uma infinidade no youtube!

Eu estou fazendo estas aqui, não precisa entender inglês; é fácil, só seguir o fluxo. Se for iniciante, comece por aquiNeste canal tem muitas aulas, pode variar e escolher de acordo com o seu grau de condicionamento físico.

Às vezes dá aquela preguicinha...mas a gente se envolve com as músicas e o pique do pessoal no vídeo. Termino a aula, tomo um banho,  café da manhã e já começo o dia feliz!!!

Você está se exercitando?


P.S.: Se você tem algum problema de saúde, faça uma avaliação médica antes de iniciar atividades físicas.



Na semana passada pude contribuir como consultora para um artigo no blog da Revista Vida Simples sobre a Ansiedade, que tem aumentado bastante neste momento delicado.

Além de falar um pouco sobre as causas, pude oferecer dicas práticas para lidar com ela.  Fiz um post para o Instagram também, mas como nem todas as pessoas têm conta lá, segue abaixo um pequeno resumo. Por que estamos tão ansiosos?


Sim, estamos com medo. Seja o medo de adoecer e ter um quadro grave, o medo de perder entes queridos, o medo da instabilidade financeira, o medo da morte e o medo de como será após a pandemia. Então, reconheça o seu medo e acolha-o, este é o primeiro passo.



Dificuldade de concentração, irritabilidade, menor produtividade, insônia, redução da libido, alterações de apetite, palpitações, dores de cabeça e sintomas gastrointestinais e problemas de pele podem alertar para a presença de ansiedade.


Mesmo com a quarentena já quase chegando a um mês, não há como negar que nossa rotina diária está bem diferente. Maior carga de trabalhos domésticos e com as crianças, além do trabalho em home office somados ao pano de fundo do medo,  geram um desgaste incrível. Reconheça e evite cobranças desnecessárias.



Cuide-se amorosamente. Atenção à boa alimentação, tome pelo menos 20 minutos de sol todos os dias (mesmo que seja através de uma janela), faça exercícios leves e também uma pausa para meditar ou focar na respiração por alguns minutos.

Tente manter seu horário de dormir e acordar e sempre que possível tire um cochilo no meio do dia. 

Cuidado com excesso de tempo nas redes sociais, filtre a qualidade de informação buscando fontes confiáveis. 

Evite noticiários, filmes ou leituras fortes antes de dormir. Ao deitar-se faça pense em 3 coisas pelas quais pode agradecer neste dia. A gratidão é um sentimento que traz muitos benefícios para nossa saúde. 

E principalmente, não se cobre desempenho. Não fique em maratona de séries, de lives e cursos. 

Inclua na sua rotina algum tipo de atividade que traga prazer, vale dançar, cantar, tocar um instrumento, ler, desenhar ou pintar, fazer artesanato....pelo menos um pouquinho todos os dias.

Foque em um dia de cada vez. 

Para ler a matéria completa escrita pela repórter Nara Siqueira, clique aqui.



Prática Integrativa: Sinta - Beije - Deixe Fluir!

Experimente esta prática que acalma, integra corpo e mente e amplia nossa consciência. Muito fácil de fazer:

1 - Sente-se confortavelmente mantendo boa postura. Se preferir, pode ser feita deitada (ótima para insônia também).

2 - Sinta: vá passeando mentalmente por todo seu corpo, dos pés à cabeça, e perceba as sensações que emergem. Perceba seus estados mentais e emocionais.

3 - Ao perceber uma determinada sensação, apenas registre  e tente localizar em que parte do corpo ela se localiza (pode ser dor, desconforto, ansiedade, angústia ou mesmo alegria,  amor, gratidão...)

4 - Beije: Inspire lentamente e leve o ar até o local onde a sensação é percebida. A intenção é  que o ar toque-a com carinho, como se fosse um  beijo. Expire suavemente. Repita algumas vezes.

5 - Deixe Fluir: Apenas perceba as mudanças das sensações em seu corpo e mente, não retenha, deixe-as fluir.

6 - Quando encontrar uma nova sensação que precisa de cuidado repita o processo.

7 - Quando terminar, perceba a diferença!

Gostou?


Aprendi esta prática simples e eficaz  com Chameli Ardagh do Awakening Women


Pueraria mirifica 
Erva Maravilhosa Para a Menopausa

O período de transição para a menopausa é um teste de resistência. De repente chegam os fogachos (ondas de calor), insônia, secura da pele, cabelos e mucosas em geral, falta de libido, ganho de peso, irritação e aquele cansaço...quem é que aguenta? 

Se você utiliza pílulas anti-concepcionais ou faz reposição hormonal vai passar por isso com muito mais facilidade, mas e quem não quer ou não pode utilizar hormônios? 

Tive hepatite causada por pílula anti-concepcional ainda jovem, então, hormônios não poderiam ser uma alternativa para mim. Quando a menopausa chegou....Afe!...tentei todas as alternativas naturais possíveis  sem resultado. 

Estava já me resignando quando descobri a Pueraria mirifica no livro da Dra. Christiane Northrup "The Wisdom of Menopause", onde ela apresenta uma série de artigos e evidências científicas de que esta planta realmente funciona, está isenta de efeitos colaterais e não tem os riscos para as mamas e endométrio como quando se utiliza a soja, por exemplo.

Conversei com minha ginecologista que me garantiu que realmente era seguro e eficaz. Uma luz se acendeu e resolvi testar. Nossa! que diferença...

A partir de duas semanas de uso o número de  fogachos começou a reduzir drasticamente, passei a dormir novamente, a pele, os cabelos voltaram a ter viço, a lubrificação vaginal voltou e a libido melhorou muito. 


Pueraria é uma planta nativa da Tailândia. Existem várias espécies, mas a que tem seus efeitos cientificamente comprovados é a mirifica. Há registros de seu uso desde o ano 1300, como erva que mantém a vitalidade das mulheres. Mais de setecentos anos de uso no oriente é bem respeitável, não é?

Somente nos anos 1930 é que começou a ser estudada no Ocidente, em 1952 obteve sua classificação botânica e foi validada para experimentação. Desde então, não param de surgir trabalhos com evidências de sua eficácia não apenas para a menopausa, mas para vitalidade e saúde em geral e também como protetor das mamas. 

A parte utilizada é a raiz, de onde se obtém o extrato em pó que é colocado em cápsulas.  Os efeitos somente foram comprovados na forma de cápsula por via oral. Não existe qualquer evidência de eficácia para o uso em creme ou gel.

Ela funciona como um adaptógeno, ou seja, equilibra a ação hormonal regulando os receptores e não aumenta a produção dos hormônios. 

Este post não tem qualquer pretensão de diagnosticar doenças ou alterar tratamentos médicos que por ventura esteja fazendo.

Já estou usando há um ano e meio e percebi que a qualidade de vida melhora muito. Então resolvi divulgar, porque a maioria das mulheres aqui não conhece esta planta.

Se quiser experimentar, converse com seu/sua médico/a. Quem sabe você pode se beneficiar?

É bem fácil de comprar on-line. Cuidado para ver se no rótulo está escrito Pueraria mirifica e não outro tipo de Pueraria. Eu compro deste fornecedor (aqui), porque a procedência é garantida e segura, mas existem vários.

Apesar dos desconfortos, que agora são totalmente contornáveis, este momento da vida é maravilhoso, pelo ganho de liberdade, visão e sabedoria. 

E que força poderosa é uma mulher na pós menopausa com entusiasmo!


Espero que estas dicas sejam úteis para você. Conte aqui, você faz uso de algum recurso para alívio dos desconfortos da menopausa?

Primavera! Significados Simbólicos e Cuidados com a Saúde

Hoje, 22 de setembro, às 17h e 02 min entraremos na nova estação!

É o Equinócio de Primavera. Esta passagem tem um fato curioso: o dia e a noite têm a mesma duração. À partir daí, o dia irá ficando cada vez mais longo até o Solstício de Verão.

Já podemos ver as plantas e as árvores repletas de brotinhos e folhas novas! Os ipês-roxos estão repletos de  lindos buquês abrindo alas para todas as flores que virão.

A estação das flores marca também a renovação da fauna. É quando diversas espécies fazem seus rituais de acasalamento, preparando-se para a reprodução. Você reparou que os sabiás voltaram a cantar depois de terem ficado em silêncio durante o Outono e o Inverno?


No mito grego,  é no dia do equinócio da Primavera que  a Deusa Perséfone deixa seu marido Hades (o Deus que rege o mundo subterrâneo) e vem à superfície para passar uma temporada com sua mãe: a Deusa Deméter, que feliz com a chegada da filha abençoa toda a Terra com a fértilidade.

O simbolismo da primavera está associado ao despertar da natureza e aos ciclos de renovação. Falamos que completamos mais uma primavera quando comemoramos nosso aniversário.

 

A Medicina Chinesa orienta que é preciso muita atenção com a saúde nas mudanças das estações, quando os desequilíbrios ficam mais evidentes. Já reparou que as gripes, infecções, alergias são mais comuns nas mudanças das estações?

A emoção associada à Primavera é a paciência, e a mãe da paciência é o Fígado. As pessoas dizem que quando alguém está irritado está mal do fígado, não é?

Este órgão é responsável por neutralizar as toxinas em nosso corpo, pelo sereno fluir das substâncias  e também pela regularidade das atividades corporais. E mais ainda: o sistema energético do fígado é que regula a atividade sexual.

A raiva exaure o fígado e provoca muitos desequilíbrios. Diante de um ataque de raiva, primeiro respire fundo algumas vezes e depois lembre-se de que tudo passa. Será que daqui há algum tempo esse assunto vai ser tão importante assim? 


Paciência é um excelente remédio e cultivá-la pode trazer muitas recompensas além de manter seu fígado saúdável. Lembre-se também do bom humor, não é comum dizer-se que uma boa gargalhada desopila o fígado?

Inclua em sua alimentação muitas verduras de folhas  escuras e brotos (de feijão, alfafa…), evite alimentos com grande teor de gordura e de digestão difícil. Os sabores ácidos tonificam o fígado e a vesícula biliar, use e abuse das frutas cítricas.


Uma época excelente para iniciar hábitos saudáveis, também para fazer aquela faxina na casa e se livrar de tudo o que não é necessário para permitir que  a energia circule. 

Doe, recicle, descubra outros usos para as coisas e abra espaço para o novo em sua vida!

O caminho da Feminilidade Consciente inclui a harmonização com a natureza e seus ciclos. Em cada estação, é possível encontrar beleza e aprendizado.

São os ciclos vitais anunciando que ela, a Vida, continua.  

Está começando a nossa Primavera

Quais são os seus planos de renovação?


Corpo é Amor - A Questão da Auto-Estima

autoestima não tem a ver com adaptação social, tem a ver com o auto-reconhecimento de sua própria potência e com um bom funcionamento da vida em você, seja físico, mental ou emocional. E que suas ações possam ir até o mundo e voltar sobre você como forma de aprendizado. Isso propicia autoestima. Autoestima é a completude do ciclo de ação que se efetiva no mundo e volta  sobre si.

O excesso de informação nos mantém em um nível de excitação e medo. Esse mesmo poder que nos informa e nos assusta nos oferece soluções chamadas de  fast forms

Mas estas soluções fáceis imediatamente realimentam a nossa insatisfação e nos colocam novamente nesse lugar de como vou resolver as questões da autoestima, da autogerência, da continuidade dos meus processos, do meu amadurecimento que vai de feto a velha?

Tudo isso solicita adaptações muito finas que não são formas prontas como as que nos são constantemente  oferecidas.

Nas revistas, filmes e TV você encontra receitas para tudo: estilo de vida, consumo, imagem...Todos estes contornos são compráveis, todos têm a ver com a publicidade. Temos manuais para tudo o tempo inteiro. A possibilidade de invenção da própria vida tornou-se muito pequena.

É difícil amadurecer no sentido de encontrar soluções que sejam completamente próprias. Há também a questão da juventude, da eternização da vida, que é pura ilusão.

Para sairmos desta falsa estrutura precisamos construir a vida passo a passo, mas sem usar modelos prontos (que vem de fora) para avaliar o que estamos obtendo ou o que está emergindo em nós. A produção de si mesma acontece em espiral e não é uma coisa linear. Em uma vida há muitas vidas acontecendo, há muitas dimensões.

Vamos parar e refletir um pouquinho: nossos modelos de vida, nossos sonhos, 
são nossos mesmo ou impostos de fora?
Pare, respire e preste atenção.


O corpo é vivo, não é um objeto muscular. Expande, contrai, absorve, devolve em muitas direções. É permeado de canais. Ele espreme substâncias, imagens, acontecimentos e transforma em tecido a experiência vivida e devolve sob forma de ação, de objetos de linguagem e se conecta com outros.

O corpo vai sonhando com ele mesmo, os sonhos vão ganhando moléculas e assim ganhando  formas. Você precisa decidir o quanto é vítima consumidora de imagem ou o quanto você faz o próprio artesanato de si.

Se você se conectar consigo mesma conseguirá descobrir o seu brilho. E o seu brilho faz de você um ser único, esse é o grande barato.

Vivemos em um planeta em que a tendência é a diminuição da biodiversidade por causa das forças homogeneizantes. Então, quando você brilha, não é  só um prazer individual, é uma contribuição para a biodiversidade. O brilho próprio é uma produção de diferença.

Não  é fácil nadar contra a correnteza, mas certamente valerá à pena tanto para você como para todos ao seu redor. Assuma o leme, crie a sua radical diferença e brilhe.


Se você perdeu a primeira parte, onde explicamos como se constrói a autoestima, clique aqui.

Estes posts foram feitos à partir de nossas discussões no Grupo de Estudos e de alguns trechos de uma entrevista de Regina Favre - terapeuta corporal.



Todos Podem Ser Grandes!

Todas as pessoas podem ser grandes, 
porque todas podem servir.
Não é preciso ter 
um diploma universitário para servir.
Não é preciso fazer concordar 
o sujeito e o verbo para servir.
Basta um coração cheio de graça.
Uma alma gerada pelo amor.
Martin Luther King

Esta frase me fez refletir muito...a maioria das pessoas sofre porque está sempre pensando no que pode obter dos outros em termos afetivos e materiais. 

Ouço freqüentemente queixas que giram em torno  "do que o outro deveria ter feito por mim e não fez..."

Ficamos contabilizando o que fizemos e o que recebemos do parceiro, dos amigos, dos pais... nos consideramos injustiçadas se a balança não pender para o nosso lado.

Conforme conversamos nos grupos, o objetivo do processo de auto-conhecimento é podermos  nos tornar pais e mães de nós mesmas. E isso só acontecerá se nos dispusermos a amadurecer, a sair da posição infantil, na qual achamos que o mundo nos deve...

Somente quando mudarmos nossa atitude e passarmos a pensar de que forma podemos nos doar, no que podemos fazer pelo outro, por nossa comunidade e pelo planeta, é que começaremos a crescer.

E o mais interessante, é que quando mudamos a perspectiva, inesperadamente recebemos mais do que havíamos imaginado!

Veja que interessante o sentido da palavra:

SERVIR = VIR a SER

No serviço a um bem maior encontramos a realização e ajudamos a elevar a consciência da humanidade. 

Eu por exemplo, senti um chamado para trabalhar pelo desabrochar do potencial feminino para cuidarmos amorosamente de nós mesmas e do planeta. Sinto também um forte chamado para proteger a natureza e os animais e passei a fazer trabalho voluntário e ativismo em várias frentes. Para isso que eu sirvo. 

Ao que servimos? Isso define o sentido de nossas vidas. 

Atenção: O Servir, não é ser subjugada nem esgotar-se em função das demandas do outro. Mas sim viver com um propósito que vai além das nossas necessidades.

Afinal o cuidado amoroso começa conosco e se extende a tudo ao nosso redor, não é? 

Tudo bem, mudar não é fácil. Mas tudo o que vale a pena merece um pouco de esforço. 

Afinal, a única coisa que cai do céu é água...

Estressada?...Experimente Mudar a Cavilha!


"Se um amigo ou seu cachorro, 
te chamarem para um passeio, vá.
Você vai encontrar o sol, as árvores,
e pode acabar esbarrando em algo 
ou em alguma idéia 
que te ajudará a mudar o jogo."
Mirela Janotti


Diante de pessoas que estão passando por um momento difícil, sob forte estresse ou atormentadas por pensamentos que lhes trazem angústia, sempre sugiro esta técnica: Mudar a Cavilha.

É muito simples: no momento em que a angústia ou os pensamentos desagradáveis aparecerem,  saia do ambiente onde estiver e faça outra coisa.  

Não se trata de fugir dos problemas, mas permitir-se um respiro, uma pausa, para que a alma mais descansada possa vislumbrar uma saída criativa para a situação.

Ficar constantemente ruminando um assunto leva à exaustão dos circuitos neurais responsáveis  por tomar decisões.  Aí é que a coisa fica emperrada mesmo....

A melhor estratégia é sair e dar uma volta (mesmo que seja só ao redor do quarteirão). Se não puder sair experimente tomar um chá, ou parar para ouvir uma música...

Lembre-se de respirar fundo pelo menos três vezes.

Perceba a diferença!


O Que Significa Estar Enraizada, Afinal?

Quem faz trabalhos de consciência corporal ou meditação sempre ouve sobre a importância de estar enraizada, mas afinal, o que isso significa? E como perceber em nosso corpo?

Estar enraizada em si mesma significa estar num estado de presença e atenção ao que o ambiente está nos apresentando, mas também percebendo nossas sensações diante dos estímulos, sem pressa de uma resposta imediata.

Com a confiança serena em nossa capacidade de lidar com os desafios da vida.

Por que usamos essa expressão: estar enraizada? Porque a sensação é de calma, solidez e contato com a Terra, assim como uma árvore. 

Parece complicado? Não é tanto assim...

Dicas práticas: 

Nosso senso de enraizamento é conectado com a respiração. Ela não é o único parâmetro, mas pode ajudar muito a ter a experiência.

Então, se a respiração é curta e superficial fica difícil estar enraizada...

Quanto mais confortável estivermos com a respiração, mais profundidade experimentaremos em nossa realidade física.

Quando não estamos enraizadas o sistema nervoso entra em estresse. A concentração fica difícil, a mente dispersa. Ficamos facilmente irritadas ou ansiosas.

Para experimentar:


1 - Sente-se confortavelmente em uma cadeira de espaldar reto. Leve sua atenção aos ossos da sua pelve, os ísquios, que são dois ossinhos que estarão em contato com a cadeira. Mova o quadril até percebê-los. Relaxe. Respire fundo...perceba seu centro de gravidade na pelve. 
2 - Agora leve sua atenção descendo dos ísquios pelas pernas e pés e o contato com o chão. Respire fundo...
3 - Continue respirando calmamente, solte a língua, a madíbula, relaxe os olhos e a barriga. Mantenha sua atenção na pelve e permaneça por alguns minutos.
4 - Respire mais fundo, espreguice-se e perceba a diferença!

Este é só um primeiro contato, existem outros exercícios, mas vá experimentando o centramento na pelve, o contato com a Terra e a respiração mais profunda. Observe as diferenças em sua mente e humor. 

Depois, experimente a prática da Respiração da Árvore, é maravilhosa...

Enraíze-se e colha os frutos da confiança e alegria! 


Este post foi feito com base em um artigo de Janice Stieber-Ross e em minha própria experiência com os trabalhos corporais nos grupos que coordeno.


Conexão de Corpo e Alma

"Quando seu mundo se mover muito rápido 
e você se perder no Caos, 
apresente a si mesma  para cada uma das cores do pôr do sol.

Familiarize-se com a terra debaixo do seus pés.

Agradeça ao ar que te rodeia a cada respiração.

Encontre a si mesma na apreciação da vida."

Christy Ann Martine
Escritora


Insônia...

Um dos desafios na menopausa é ter uma boa noite de sono. Eu que era a própria Bela Adormecida de repente  vi a noite passando, o dia raiando e nada de dormir!

Comecei a cuidar da higiene do sono, usar chás de ervas calmantes e fazer algumas práticas que  têm ajudado bastante. 

E uma gotinha de óleo de lavanda no peito dá um bem estar...relaxa...

Compartilho o passo a passo de uma vivência de Langhana, a primeira fase da cura na Medicina Ayurvédica. É ótima para aliviar o estresse e a insônia. Todo mundo termina esta sequência bocejando...
1 - Sente-se em uma cadeira de forma que seus pés fiquem bem apoiados no chão, com os  joelhos afastados (se precisar, sente-se na ponta da cadeira, longe do espaldar). Deixe suas mãos relaxadas  sobre os joelhos.

2 - Inspire profundamente à medida que abre os braços com os cotovelos flexionados, abrindo bem o peito, como se quisesse juntar as escápulas.

3 - Solte o ar pela boca lentamente à medida que vai flexionando seu corpo à frente, deixando-o  solto entre as pernas. Relaxe também  a língua e o  pescoço. Apóie suas mãos no chão ou nos pés ou vá até onde puder.

4 - Inspire lentamente e vá levantando devagar, desenrolando a coluna e abra os braços como no início.

5 - Solte o ar pela boca lentamente e repouse os braços nos joelhos, voltando à posição inicial.

6 - Repita esta sequência 5 vezes.  À medida que for se familiarizando com esta prática, pode aumentar até 8 vezes
     Algumas dicas de higiene do sono:
Tente seguir o ritmo da natureza, deitando-se cedo e levantando-se  ao amanhecer, mesmo nos finais de semana, para que o corpo encontre seu ritmo.

Tome sol todos os dias, pelo menos 20 minutos sem protetor solar (se for ficar mais tempo, aplique o protetor) mesmo que seja dentro de casa, próximo a uma janela ou varanda.

Ao anoitecer, evite luzes fortes, ilumine sua casa com abajur ou luzes suaves. O ciclo de sono e vigília é regulado por um hormônio chamado melatonina que está relacionado ao ciclo claro/escuro.

Tome um banho morno e mantenha a temperatura do quarto agradável.

Massagem nos pés ou escalda pés são excelentes para relaxar.

Não leve celular nem computador para o quarto. Para não cair na tentação, compre um pequeno despertador, assim não tem a desculpa de que usa o celular para acordar... 

Antes de dormir evite programas de TV e leituras muito estimulantes.

Tenha uma alimentação balanceada, com frutas, legumes, verduras e grãos e não coma muito antes de dormir.

Evite bebidas alcoólicas ou outros estimulantes como cafeína presente no café, no chá mate, preto e verde, e também nas bebidas à base de cola. 

Tenha um bloco de papel e uma caneta na mesa de cabeceira para anotar alguma pendência ou preocupação que surja e deixe para resolver no dia seguinte.

Evite o sedentarismo, faça exercícios moderados regularmente (como caminhadas), mas não perto da hora de dormir, pois o estímulo pode tirar o sono.

Bons Sonhos!

A Bênção dos Chakras
Harmonia e Bem Estar


Esta  é uma  prática yogue muito antiga,  simples e  poderosa. Acalma os pensamentos e  desperta um sentimento de amor e paz interior.   Boa  para a saúde e vitalidade. Após realizarmos esta vivência no grupo, algumas  mulheres  relataram uma experiência de sublime e do sagrado que nunca haviam experimentado  antes.

Sente-se confortavelmente com as costas eretas (pode apoiá-las), as palmas das mãos relaxadas sobre os joelhos e voltadas para cima.  Faça algumas respirações profundas e perceba seu corpo. Feche os olhos.

1. Visualize seu terceiro ponto e conecte-se com ele.  (Se você  não conhece, leia o post  Terceiro Ponto no final desta página).

2. Inspire e receba  luz , amor e bênçãos do seu Terceiro Ponto.

3. Quando suas mãos estiverem cheias de luz,  coloque-as sobre as virilhas e abençoe seu Primeiro Chakra, o Chakra raíz. Abençoe seu corpo físico, sua saúde e vitalidade. Respire tranquilamente. Permaneça por alguns  momentos. Relaxe e volte suas mãos para a  posição inicial.

4. Inspire novamente, receba luz, amor e bênçãos e leve para o Segundo Chakra, colocando suas mãos no baixo ventre, logo abaixo do umbigo.  Abençoes seus relacionamentos e sua capacidade de relacionar-se com outros. Respire, permaneça alguns momentos e relaxe para a posição inicial.

5. Inspire luz, amor e bênçãos e leve para o Terceiro Chakra, colocando suas mãos no abdome logo acima do umbigo. Abençoe  sua determinação, sua confiança e poder. Respire e permaneça alguns momentos. Relaxe para a posição incial.

6. Inspire luz, amor e bênçãos e leve para o Quarto Chakra, colocando as mãos no centro do peito. Abençoe seus sentimentos, sua vida afetiva, desperte sua compaixão. Respire, permaneça alguns momentos e relaxe para a posição incial.

7. Inspire luz,  amor e bênçãos e leve para o Quinto Chakra, colocando as mãos suavemente sobre a garganta. Abençoe  sua capacidade de comunicação, sua expressão no mundo. Desperte a comunicação amorosa. Respire, permaneça alguns momentos e volte à posição inicial.

8. Inspire luz, amor e bênçãos e leve para o Sexto Chakra, colocando as mãos sobre os olhos, com a ponta dos dedos tocando o centro da testa. Abençoe suas percepções, sua luz, seus pensamentos, desperte os pensamentos amorosos. Respire e permaneça por alguns momentos. Volte à posição incial.

9. Inspire luz, amor e bênçãos e leve para o Sétimo Chakra, colocando suas mãos no alto da cabeça, mas sem tocá-la. Abençoe  sua vida e todo o seu ser. Respire, permaneça alguns momentos e relaxe.

10.  Respire tranquilamente e sinta-se repleta de bênçãos. Permaneça por alguns momentos e depois lentamente mexa os dedos das mãos e dos pés e abra os olhos.

Tenha um excelente dia!

Momento de Revitalização
Invocando a Sabedoria Interior

Deixe as mãos repousando suavemente em seu peito.



Permita que a respiração toque suas mãos à partir de dentro, 
como se as estivesse beijando.

Deixe a consciência se assentar neste espaço do coração.

Aqui está o trono da sua guru interna, sua guia interior.

Estabeleça em si mesma essa disposição de honrar, de reverenciar.

De realizar uma prostração interna em frente ao trono do seu coração.

E apenas respire...

Chameli Ardagh


Quão Grande É Seu Amor?
Você se cobre com os caminhos empoeirados do hábito,
dos conceitos e preconceitos...
E no entanto, você é o milagre, a liberdade e a beleza
que faz  os Deuses se ajoelharem.

Você se veste de hesitação e desconfiança
que te fazem tão desesperadamente se apegar
às réplicas plásticas de quem você é.

Mas você é a dor do Real chamando do outro lado do risco.
Você é aquela coragem mística
Que nos faz levantar e sair da cama todas as manhãs, apesar de tudo.

Bonita, exilariante, paradoxal, cósmica, densa,
Matéria escura e radiação incrível.
Aqui é o seu mundo.
Aqui você está.

Você tem estado tão ocupada criando paredes,
apertando sua cauda e suas asas neste vestido comportado.
Tentando compartimentar a riqueza insondável que você é.

Mas compreenda que
Não há nenhuma ação, nenhuma retenção,
Nem brotação ou apodrecimento,
Nenhum amante ou predador,
Nenhum perdedor ou herói,
Nenhuma ferida, nenhuma vitória
Que não seja você.

Aqui é o seu mundo.
Aqui você está.

Quão grande é seu amor?

Chameli Devi Ardagh
Coordenadora do Grupo Awakening Women


Estou Pronta Para Te Amar
Cura de Corpo e Alma
Diga para seu corpo:
Sinto muito por não ter escutado com mais atenção às suas mensagens.
Estou pronta para te amar.

Diga para seu coração:
Sinto muito por não ter perguntado o que você realmente sentia.
Estou pronta para te amar.

Diga à sua mente:
Sinto muito por não ter me dedicado para te conhecer melhor.
Estou pronta para te amar.

Diga para sua alma:
Sinto muito por eu ter demorado tanto, mas estou aqui agora.
Estou pronta para te amar.

Diga ao Divino Feminino:
Obrigada por me dar este templo,
esta casa voluptuosa e luminosa para meu espírito.
Agora estou pronta para te amar.

Shiloh Sophia McLoud
Pintora e Arte-terapeuta americana

Para recitar este poema-intenção, silencie e respire profundamente. Coloque a mão direita sobre o coração e a mão esquerda sobre seu ventre.

De preferência fale com sua voz e não apenas mentalmente, pois a vibração sonora das palavras vai ficando gravada em nós. Até que se tornem parte de nosso Ser.

Faça todos os dias e sinta a diferença....


Aromas e Florais: O Cheirinho dos Encontros do Grupo Mulheres em Círculo

Algumas amigas que chegam com antecedência nos encontros assistem ao meu ritual de purificação e consagração do espaço para recebê-las. O salão fica com um aroma delicioso que dura... elas sempre pedem a receita do spray que utilizo.

Aprendi a função de cada óleo essencial com minha querida amiga Cláudia Obenaus, que já partiu para o plano espiritual e certamente está iluminada, pois era uma pessoa incrível. Antes de partir ela escreveu este lindo livro aqui.

Fiquei encantada com a aromaterapia e comecei a estudar, passei a usar esta sinergia que tem um efeito maravilhoso em nossos encontros. Esta fórmula purifica, protege e harmoniza ao mesmo tempo.

Misture em um borrifador pequeno:

200 ml de água filtrada ou mineral
7 gotas do Floral de Bach Rescue ou do Floral Proteção de Saint Germain 
(uso direto a essência mãe e não o floral diluído).
5 gotas de óleo essencial de Manjerona
5 gotas de óleo essencial de Cedro ou Junípero
5 gotas de óleo essencial de Olíbano
10 gotas de óleo essencial de Lavanda
5 gotas de óleo essencial de Capim Limão (opcional)

Borrife o espaço à partir da direção leste ou da porta de entrada dando toda a volta e terminando no mesmo lugar. Borrife um pouco mais nos tapetes e cortinas para que o aroma dure, e ao redor do batente da porta para proteção e para que as visitas sintam o frescor do aroma logo ao entrar.
Enquanto borrifar faça uma prece pedindo proteção e harmonia para o local e as pessoas que ali estarão. Dedique a energia que será produzida nesse trabalho para o benefício de todos os Seres.

Função de Cada Ingrediente

O Floral traz purificação, harmonização e proteção. Principalmente para harmonizar um grupo grande de pessoas. Tanto o Floral Rescue do Bach quanto o Floral Proteção de Saint Germain tem a mesma função. Eu costumo usar o Floral Proteção.

O óleo essencial de manjerona faz a conexão com o Sagrado Feminino, pois é o aroma ligado à Mãe Divina.

O óleo essencial de Cedro faz a conexão com o Sagrado Masculino, pois tem a energia do Pai Divino e também da proteção. Se você não tiver os Florais, substitua por este óleo para proteção na fórmula, aumentando a dose para 10 gotas (ao invés de 5).

O óleo essencial de Olíbano faz a conexão com o Anjo da Guarda ou Guia Espiritual.

O óleo essencial de Lavanda purifica e harmoniza. É um ingrediente básico nas fórmulas de proteção.

O óleo essencial de Capim Limão acalma e nos mantém alertas, sem sonolência.

Se sobrar, você pode guardar em local fresco e longe do sol e usar mais vezes. Algumas receitas pedem para adicionar álcool de cereais para conservação, mas com a prática percebi que para esta fórmula não é necessário. Dura cerca de 2 meses.

Você pode utilizar estes óleos separadamente dependendo do tipo de atividade e conexão que deseja. Eu gosto de usar a combinação Olíbano + Lavanda durante a meditação, ajuda a serenar e conectar.

Alguns óleos essenciais são mais caros, mas duram anos! Eu construí minha coleção de óleos essenciais aos poucos. Hoje tenho quase todos os que gosto.

Você costuma aromatizar os ambientes de trabalho ou seu lar? Sente a diferença?


Reflexologia

Em nossos pés temos pontos reflexos correspondentes a todos os órgãos do corpo. Esta é a base da reflexologia, que através de toques restabelece o equilíbrio e estimula o metabolismo. 

É ótima para desestressar, alivar dores crônicas ou agudas e harmonizar corpo e mente, independente de estar na TPM ou não.

No caso da TPM, a reflexologia atua nos sintomas físicos e emocionais. Faça esta automassagem diariamente na semana anterior à menstruação.

É muito simples e você pode fazer em casa: Coloque uma bolinha de tênis no chão (use a de tênis infantil ou outra que não seja dura demais). Fique próxima a uma parede para se apoiar e manter o equilíbrio e pise sobre a bolinha.


Vá soltando o peso do corpo sobre ela, relaxe, pressione a bolinha e vá fazendo movimentos circulares lentamente em todo o pé, inclusive calcanhar e dedos. Para massagear os dedos é mais fácil se você apoiar a bolinha no rodapé para que ela não escape.

Nas regiões doloridas passe várias vezes a bolinha, mas com suavidade. Aos poucos vá soltando o peso da perna e apoiando mais sobre a bolinha nesses locais sensíveis.

Lembre de respirar fundo e relaxar os ombros e a mandíbula.

Quando terminar, solte a bolinha e ande um pouco para sentir a diferença entre um lado e outro do corpo.

Repita com o outro pé.

Se puder, finalize com um escalda-pés, a sensação é maravilhosa! Veja como fazer aqui.


Assim não há mal humor que resista, não é?


Vai de Copinho?

Na semana passada, um dos Grupos de Whatsapp do Mulheres em Círculo (o grupo do Pic-Nic) estava borbulhando de criatividade e trocas entre todas, foi lindo! 

E numa dessas trocas começamos a conversar sobre nossa relação com a menstruação e sobre os absorventes descartáveis, os reutilizáveis e os coletores. Algumas já usando o copinho, outras ainda com dúvidas.

Todas as que passaram a usar dizem: Por que não comecei a usar antes?

É prático, confortável, ecológico, muito econômico (dura a vida inteira) e não vaza.

Sem falar que evita as irritações de pele, não altera a flora vaginal e não fica nenhum odor, porque o sangue não tem contato com o ar.

Uma das nossas amigas nos passou o link para este vídeo da Jout Jout que é excelente! Com aquele humor característico, que nos faz rir mesmo quando o assunto é sério, ela nos fala de sua experiência com o copinho e ensina como usar. Assista! 



Só temos uma observação com relação ao vídeo: ela fala para jogar o sangue no vaso ou ralo. Se você preferir, tudo bem. 

Mas se quiser saber um pouquinho mais, aqui vai:

Na tradição do Sagrado Feminino, o sangue menstrual é sagrado e não deve ser desprezado simplesmente. Deve ser jogado na terra para fertilizá-la. É um sangue limpo e super nutritivo. Isso ainda é feito em comunidades nativas no Brasil e outros países. Antigamente era feito no mundo todo.

Mas aqui na cidade, se você quiser se conectar com esse lado sagrado, sempre que puder despeje o sangue em um recipiente,  dilua com um pouco de água e jogue no jardim ou em vasos de plantas. 

Desta forma você estará se conectando com esta sabedoria ancestral, honrando a Mãe Terra com sua oferta sagrada e suas plantas vão ficar lindas!!!

Achou estranho esse costume? Pois é....como nos afastamos da nossa natureza...Agora esta prática está voltando com força à medida que as mulheres estão se conscientizando de sua importância.

Conte para nós, já teve alguma experiência com o copinho ou com os absorventes reutilizáveis?


Amigas queridas do Grupo Pic-Nic, este post foi inspirado em vocês! Obrigada!



Você sabia que a sua Intuição era tão poderosa?
Já reparou que quando uma bola vem em sua direção, antes de pensar qualquer coisa você faz um movimento rápido, desvia e ela passa de raspão? 
Pois é, essa é a ação da mente inconsciente, à qual também pertence a intuição. É extremamente poderosa!

Em estudos recentes, pesquisadores descobriram que nossa consciência é capaz de processar 40 estímulos do ambiente por segundo, ao passo que a mente inconsciente processa 20 milhões de estímulos por segundo!!! Dá pra imaginar?

Nem mesmo os computadores mais avançados fazem isso. Quando temos um insight ou uma intuição, queremos uma explicação racional que justifique aquela percepção para que possamos acreditar nela, mas nossa consciência não vai conseguir abranger os milhares de estímulos que nosso inconsciente processou.

Ou aceitamos e ouvimos nossa intuição ou não...intuição não se explica.

Temos um potencial maravilhoso que precisa ser utilizado, valorize-o!

Bruce H. Lipton
In: A Biologia da Crença



Quer Aprender A Meditar? Abra e Deixe Ir...
A prática do estado de presença exige paciência:
Você não pode forçá-lo ou fazê-lo acontecer.
É mais uma questão de relaxar, de permitir...

É como abrir lentamente uma mão 
que esteve fechada por muito tempo:
Você abre, relaxa e deixa ir,
Abra e deixe ir,
Lentamente,
Gentilmente.

Respire...
Esboce um sorriso...

Deixe a presença derramar-se como mel dourado,
do topo da sua cabeça até os seus pés.
Preenchendo todos os cantinhos escondidos do seu corpo
com mais doçura, consciência e despertar.

Abra e deixe ir,
abra e deixe ir,
Lentamente
Gentilmente.

Chameli Devi Ardagh



O Que É Disciplina?
Viver a vida com integridade, de acordo com o que nosso coração sabe ser verdadeiro, exige dedicação e comprometimento.
Mas ao nosso redor há forças prontas para nos distrair, nos desviar. Portanto é preciso ter disciplina.

No entanto, as pessoas parecem ter uma aversão a essa palavra, por uma idéia equivocada, associam-na a coerção e autoritarismo.

As palavras Disciplina e Discípulo tem a mesma raíz latina. Significam: instruir e conduzir com amor.

Como seria ver a disciplina necessária para nossa realização interior não como uma pressão externa ou como um dever, mas como um chamado para nos tornarmos discípulas de nosso próprio coração?

Marion Woodman
In: A Feminilidade Consciente


A Cura Pela Natureza

"Coloque os pés na terra 
para sentir-se enraizada.

Banhe-se nas águas 
para curar-se emocionalmente.

Encha seus pulmões de ar fresco
para clarear a mente.

Eleve seu rosto para o calor do sol
e conecte-se com aquele fogo
para sentir o seu próprio imenso poder."

Victoria Erickson
Escritora americana



O Outono Chegou!
Cuidados Com a Saúde Pela Medicina Tradicional Chinesa
"Meu espírito está sintonizado 
com o desabrochar das estações.

Quando o outono chega na natureza,
ele chega também em meu coração.

Conectando-me com as mudanças cósmicas
eu me torno o Universo."

Lu Yun
escritor e poeta, viveu no século III, 
autor do mais famoso romance da língua chinesa: A História dos Três Reinos


Dia 20 de Março teremos o Equinócio de Outono, iniciando um período de agradecimento por tudo o que recebemos da natureza, e por tudo o que conseguimos realizar em nossas vidas até agora.

É também um momento de recolhimento, introspecção e reavaliação pessoal.

Inclua momentos de quietude e contemplação, tente observar a mudança da luminosidade do dia, das cores das folhas das árvores e do canto dos pássaros. Sinta as brisas frescas.

Aproveite para cuidar da saúde incluindo mais raízes e frutas com cascas grossas (como cítricos, banana, manga) na sua alimentação para fortalecer o elemento Metal que é o elemento símbolo do outono pela Medicina Tradicional Chinesa.

O elemento Metal rege os Pulmões e o Intestino Grosso. Quando em desarmonia, podem ocorrer infecções das vias aéreas como gripes e resfriados e também alterações intestinais como prisão de ventre.

O elemento Metal coordena os processos de purificação do corpo, portanto no outono é importante começarmos a aumentar a ingestão de líquidos em várias formas, água, chás, sucos, sopas...para eliminar as toxinas acumuladas pelo excesso de calor da estação anterior.

Para prevenir as infecções respiratórias, é importante evitarmos choques térmicos ou mudanças bruscas de temperatura em nosso corpo e evitar líquidos gelados.

A medicina chinesa também destaca a importância de exercícios respiratórios para limpar e purificar as vias aéreas, prevenindo as infecções. 

Se você pratica o Tai Chi ou Qi Gong, faça a respiração embriônica. Se pratica Yoga, faça o Nadi Shodana Pranayama (respiração alternada), diariamente. 

Se você não conhece estas técnicas, simplesmente pare por alguns momentos e respire profundamente, soltando o ar devagar pelo menos três vezes, repita durante o dia.

Cuide-se bem e conecte-se com a plenitude desta estação!

Para saber mais sobre o significado simbólico do outono, clique aqui.


Refazendo as feições das bonecas 
para ficarem parecidas com crianças

Sonia Singh é uma jovem mãe que mora na Tasmânia e cresceu brincando com bonecas e brinquedos feitos em casa.

Quando suas filhas começaram a brincar de bonecas, ela ficou incomodada com a hipersexualização que algumas bonecas apresentam. Elas não se parecem em nada com meninas, super maquiadas e com roupas coladas no corpo.

Então teve uma idéia: comprou bonecas usadas em lojas de segunda mão e começou a remover a maquiagem das bonecas e pintar rostos mais "normais". Além disso, fez roupas parecidas com as roupas que as meninas usam. Veja a diferença: 




Inicialmente, fazia as bonecas somente como hobby para dar de presente para suas filhas e outras meninas da família, mas as bonecas fizeram tanto sucesso com as crianças, que o hobby se transformou em um negócio. 

Hoje recebe encomendas de todos os lugares do mundo e inclusive customiza as bonequinhas para se parecerem com mulheres inspiradoras como a primatologista Jane Dogal, a jovem Malala (Premio Nobel da Paz) e a primeira mulher astronauta, entre muitas outras.


Tudo tem seu tempo. A hipersexualização precoce e a identificação com modelos de beleza impossíveis leva à baixa auto estima e distúrbios alimentares, entre outros problemas.

As meninas podem e devem ter bonecas mais parecidas com elas e também sonhar com um caminho de realização por seu potencial humano e não apenas através da beleza e da sexualidade.

Fiquei encantada com a criatividade da Sonia, ela nos mostra que com amor sempre podemos fazer diferença!

E as bonequinhas não ficaram lindas? Acho que vou até customizar uma para mim...


Cura de Corpo e Alma

"Curar-se não significa que o dano nunca existiu,
mas que ele não controla mais a sua vida."
sabedoria indígena

O final do ano está chegando, um ciclo termina e outro se inicia. Nessa época costumamos fazer aquela faxina na casa, nos livrando de tudo o que não serve mais, doando, reciclando...abrindo espaço para o novo.

Da mesma forma precisamos fazer a faxina emocional,  dar o devido descanso ao passado. É hora de deixar ir o que não serve mais ao nosso crescimento e de cicatrizar velhas feridas.

Para que ser controlada pelo que machuca? Para que carregar bagagem desnecessária? Vamos ganhar liberdade!

Faça uma prática simples: Inspire e solte o ar lentamente visualizando o que precisa ir saindo como uma fumacinha. Faça pelo menos 3 vezes em seguida. E repita durante o dia sempre que se lembrar.

Comece o ano com leveza. Inspire, expire, deixe ir... renove-se.

Como Ter Mamas Saudáveis Por Toda a Vida
Se você acha que para manter a saúde das suas mamas basta fazer a mamografia e o auto-exame está enganada...
As mamas, assim como nosso corpo, requerem cuidados diários  para que sejam saudáveis por toda a vida:

1. Dormir bem
Durante o sono nosso corpo metaboliza os hormônios do estresse e elimina toxinas. Durma pelo menos 8 horas por noite. Tente deitar-se e levantar-se no mesmo horário todos os dias. Durma em quarto escuro, com celular e Wi-Fi da sua casa desligados. 

2. Exercícios Físicos
Já foi provado que exercícios físicos leves (caminhadas ou hidroginástica por exemplo) reduzem os riscos de desenvolvimento de câncer de mama. Basta caminhar ou dançar suas músicas favoritas em casa por 30  minutos, 3 vezes por semana.

3. Alimentação Saudável
A alimentação saudável mantém todos os seus hormônios em equilíbrio. Evite açúcares de todos os tipos, bem como bebidas alcoólicas, comida processada e carne vermelha. Se não puder eliminá-los de sua dieta, reduza ao mínimo. Inclua muitas frutas e vegetais. 

4. Pare de fumar
Faça  tudo o que puder para parar de fumar. Hoje existem diversos tratamentos para isso, basta falar com um médico. O tabagismo é fator de risco para várias doenças, entre elas o câncer de mama.

5. Vida Social
Cultive vida social, especialmente atividades dedicadas a ajudar o próximo, como voluntariado, entre outras. Está provado que ter uma sensação de propósito na vida e de estar trabalhando por algo maior  melhora a atividade do sistema imunológico, responsável por eliminar as células mutantes.

6. Crie uma Prática de Auto Cuidado
Reserve todos os dias um momento para ficar em contato consigo mesma, como meditar ou caminhar na natureza ou escrever um diário. Algo que faça sozinha, sem cobranças ou expectativas, que traga paz e contentamento. Nossas emoções influenciam diretamente a bioquímica celular, portanto cuide-se amorosamente.

7. Massageie carinhosamente suas mamas
Sim, é isso mesmo, massageie suas mamas com carinho e gratidão, não esqueça da linha onde fica o elástico do sutiã e o contorno das axilas. Isso melhora a circulação, estimula os vasos linfáticos e elimina toxinas. Faça uma vez por semana.

8. Evite sutiã sempre que possível
Sempre que puder, fique sem sutiã e principalmente, não durma com ele! O sutiã comprime a pele e os vasos linfáticos que são responsáveis por eliminar as toxinas de nosso corpo. O uso contínuo de qualquer sutiã, e especialmente os que têm barbatanas e os que levantam os seios para dar ilusão de maior volume, prejudicam a circulação e favorecem a retenção de toxinas. Sempre que puder, dê uma folga para suas mamas.

9. Prefira Desodorantes e Cosméticos Naturais
Há algumas substâncias utilizadas pela indústria cosmética que podem interferir em nosso equilíbrio hormonal como o triclosan e os fitalatos. E os parabenos (metilparabeno, propilparabeno) foram encontrados nas células de tumores de mamas. Todas estas substâncias são absorvidas pela pele. Portanto ao comprar desodorantes e outros cosméticos veja o rótulo e evite os que contenham estes ingredientes.

Cuide bem de seu corpo, ele é o templo da sua alma.

Suas Costas Reclamam Por Passar Muito Tempo Sentada?

A vida moderna trouxe vários benefícios, mas não para nossas costas...O sedentarismo e os longos períodos que passamos sentadas invariavelmente farão com que elas reclamem. Dores lombares, nos ombros ou no pescoço se tornaram uma verdadeira epidemia!


Para prevenir: 
- praticar atividades físicas leves (como caminhadas, hidroginástica ou pilates) e fortalecer abdome e glúteos, 
- alongamentos durante a jornada de trabalho (5 minutos de alongamentos a cada 2 horas), 
- manter o peso adequado para altura e idade evitando sobrecargas às vértebras, 
- sentar-se com postura adequada: os pés bem apoiados no chão e cadeira de espaldar anatômico.
- posturas de compensação.

As posturas de compensação são um verdadeiro bálsamo e ajudam a prevenir futuros problemas, esta que vou mostrar é inclusive  indicada para quem tem hérnias de disco (fora da crise).

Para compensar longos períodos sentada, deite-se de bruços, como as crianças quando estão lendo no chão, apóie a cabeça nas duas mãos para poder relaxar e alongar toda a musculatura. Não tensione os ombros, deixe as pernas esticadas e bem relaxadas.

Se tiver dificuldade, pode fazer esta variação que é mais suave, mas também eficaz:


Bastam 1 a 3 minutos na posição, respirando e tentando relaxar ao máximo. Não ultrapasse esse tempo em cada vez, pois senão deixa de ser terapêutica. Talvez não possa fazer no trabalho, mas quando estiver em casa faça sempre que puder - o ideal seria duas a três vezes ao dia. E principalmente após um longo dia de trabalho.

Ah... se não quiser deitar no chão, pode ser na cama também, desde que seu colchão seja firme. 

Quando terminar, deite-se e vire de lado e depois levante-se; essa é a forma correta de se levantar sempre, para evitar dores nas costas. 

Nunca se levante da cama estando de barriga para cima ou para baixo, sempre de lado e com a ajuda dos braços. 

Com esses cuidados você vai se sentir mais disposta e suas costas agradecem!



Não Caia na Armadilha dos 90 x 10
São tantos anos cuidando de pessoas que certas armadilhas mentais passaram a ficar bem evidentes para mim. Acho que uma das mais freqüentes é a dos 90 x 10.
Comecei a perceber que a maioria das pessoas concentra seus pensamentos, sua atenção e sua conversa nos piores 10 por cento de suas vidas. Os outros 90 por cento do que acontece (que normalmente é bom), geralmente fica em segundo plano ou nem é percebido!
Vou dar um exemplo: você se propõe a fazer algumas coisas em um dia, consegue fazer bem todas menos uma. Sobre qual você vai pensar quando chega a noite?  Sobre qual delas vai comentar com a família ou amigos? Sobre todas que deram certo ou sobre aquela que não deu?
Ou então, você lidou com várias pessoas ao longo do dia, todos os contatos foram agradáveis exceto um, em que a pessoa foi mal educada. Quando alguém te perguntar como foi o dia, sua resposta vai ser: "Foi um dia bom, encontrei várias pessoas agradáveis e interessantes" ou "Foi um dia péssimo, encontrei uma pessoa tão idiota, veja só o que ela fez...." 
Entendeu a diferença?
Isso não quer dizer ignorar os problemas ou não poder conversar com alguém sobre algo que nos angustia, não é isso. Não se trata de fazer o "Jogo do Contente". Mas de ter um pouco mais de equilíbrio no que escolhemos para ser o foco de nossa atenção.
Desta forma começamos a perceber que apesar de haver fases da vida que são difíceis, também há coisas boas. E quando notamos essas coisas, pensamos e conversamos sobre elas, a vida parece melhor e menos estressante, porque nosso corpo reage às emoções e pensamentos.
Da próxima vez que conversar com a família ou amigos experimente perguntar sobre a melhor parte do dia deles. Pergunte se encontraram alguma pessoa gentil ou se o almoço foi bom ou se tiveram alguma idéia interessante ao longo do dia. Você vai pegá-los desprevenidos! 
Mas também pode ajudá-los a experimentar a outra parte da vida: a parte boa.


Este texto foi inspirado na técnica de Richard Carlson e criado à partir de minhas observações.





Limpe os Olhos

Este texto foi enviado pela Paula, nossa querida amiga do Círculo de Luz. Uma bela reflexão mostrando que boa parte dos sofrimentos surge porque não fomos capazes de soltar o momento anterior.

Compartilho com vocês alguns trechos lindos e uma prática simples para despoluir o olhar. Bem adequada para o inverno, uma época que pede recolhimento e prepara a renovação da vida.

Chegando em casa exaustas, com os olhos poluídos, como se tudo o que passou por eles tivesse grudado, o que fazemos? Geralmente rememoramos e recontamos o dia internamente ou para quem estiver perto. Levamos perturbações de um mundo para outro, de uma relação para outra.

Imagine uma tela de cinema onde as imagens de todos os filmes se sobrepõem, ou um espelho que guarda tudo o que reflete. Depois de um tempo não dá para ver mais nada.

As sensações de correria, pendência, desânimo, acúmulo...só surgem porque somos incapazes de soltar. 

Soltar o quê? Histórias, tensões no corpo, visões empedradas sobre nós mesmos e sobre os outros, falatório interno, lembranças compulsivas, fabricações mentais tomadas como realidade...

É preciso limpar os olhos.

Convido você para um experimento: nos próximos dias, entre dois momentos, pare por alguns segundos e solte o que acabou de acontecer. Deixe que aquilo se vá, não costure com outra coisa. 

É sempre possível inaugurar a vida. Não precisamos esperar por uma crise para começar do zero.

Teste agora mesmo ao acabar a leitura: deixe cair os ombros, desobstrua a respiração, relaxe a mandíbula, a língua, a garganta. Solte o texto junto com a exalação, sem pressa de encontrar o momento seguinte, com os olhos claros, vazios de conteúdo. 

Ah...que delícia!

Estes trechos fazem parte de um texto do Gustavo Gitti, se quiser ler na íntegra clique aqui.

Respiração da Árvore
Cura e Bem Estar
Esta  é uma prática maravilhosa que utilizaremos bastante nos grupos neste ano. Inclui visualização e  técnica respiratória. 
Ótima para acalmar a mente, restaurar as energias num dia exaustivo, para quem sofre de dores crônicas ou está convalescendo de uma doença  e também para ter clareza antes de tomar decisões importantes. 
Pode ser feita em qualquer lugar, dura apenas alguns minutos e pode ser repetida ao longo do dia e antes de dormir.
Se puder, evite que o celular e outros estímulos te perturbem durante estes preciosos momentos.

Instruções:
1 - Fique em pé (se puder ficar sem sapatos é melhor). Se não puder ficar de pé, pode fazer também sentada em uma cadeira.

2 - Sinta bem o contato dos pés com o chão.

3 - Alinhe o topo da cabeça com o céu. Sinta seu corpo e tente liberar as tensões.

- Feche os olhos e imagine-se como uma árvore. De seus pés saem as raízes que se aprofundam na terra.  Imagine suas pernas , abdome e tórax como o  tronco. Os braços, o pescoço e a cabeça como os galhos e folhas. Pode imaginar sua árvore com flores ou frutos se quiser.

5 - Inspire suavemente pelo nariz e leve o ar para os pés, sentindo que o oxigênio e a luz do sol  captados pelas folhas banham todo seu corpo e chegam às  raízes mais profundas.

6 -  Expire suavemente pelo nariz (ou pela boca se preferir), visualizando os nutrientes e a água captados pelas raízes subindo por todo seu corpo, chegando até as folhas nutrindo,  trazendo vitalidade e eliminando as toxinas. Visualize as toxinas saindo junto com o ar. 

Se for o caso, pode visualizar a energia da doença ou dor saindo como uma fumacinha junto com o ar e entrando na terra para ser transformada.

- Repita  os passos 5 e 6  algumas vezes (no máximo 10  em cada série).

8 - Ao terminar, antes de abrir os olhos, esboce um sorriso e envie amor para todo seu corpo. Abra os olhos lentamente e perceba como está agora. 

9 - Espreguice-se suavemente, vá movendo seu corpo e voltando às atividades com essa gostosa sensação de paz e bem estar.

Quando puder fazer ao ar livre ou perto de uma árvore será ainda melhor. 

Já a utilizo há anos e também já a ensinei a várias pessoas, o resultado tem sido excelente.

Com o tempo você vai se sentir cada vez mais centrada, tranqüila e vitalizada.

Então, feche os olhos e deixe sua árvore respirar...


Prática Integrativa ao Acordar
Que Diferença no Seu Dia!

Você  é daquelas  que pulam da cama quando o despertador toca ou das que ficam até o último minuto debaixo das cobertas e depois tem que sair correndo ?

Há formas melhores de começar o dia,  ganhar disposição e bem estar. Basta uma boa espreguiçada!

O ato de espreguiçar-se combinado com uma respiração profunda  faz com que a musculatura se alonguemelhora a circulação e todo o corpo recebe oxigênio. É importante não apenas ao acordar, mas durante o dia  e antes de dormir também!

Ao acordar, não abra os olhos imediatamente. Primeiro perceba seu corpo e seu estado de espírito.  Respire profundamente. Sorria para seu corpo, isso o ajuda a acordar e ter disposição (principalmente se acordou de mau humor) , faz muita diferença!

Vire de barriga  para cima e espreguice-se à vontade, em todas as direções, estique bem o corpo e respire.

Abrace os joelhos por alguns instantes, para alongar a lombar. Depois abra os braços e deixe os joelhos dobrados caírem pra um lado da cama, numa ligeira torção. Relaxe e Respire. Depois para o outro lado. Relaxe e  Respire.

Muito cuidado na hora de sair da cama: O ato de levantar-se de frente (estando de barriga para cima) é prejudicial à coluna. 

Então aproveite que já está de lado para levantar-se. Primeiro deixe as pernas escorregarem para fora da cama. Depois vá levantando de  lado com o apoio dos braços. Sente-se na beirada da cama e depois fique de pé devagar. 

De pé, entrelace os dedos,  levante os braços e estique todo o corpo. Incline ligeiramente para um lado e para o outro a fim de alongar a lateral do corpo. Respire.  

Permita-se um pensamento de amor e gratidão pelo dia que começa, ou faça uma oração.

Tenha um ótimo dia! 


Já Sentiu as Vibrações que Vem do Coração?

Você já teve a sensação de estar em um ambiente meio carregado e de repente entra alguém e o clima muda para melhor?  Ou ao contrário, com a chegada de alguém o ambiente que estava leve começa a pesar?
Pois é, isso não é só impressão, você foi afetada pelo campo eletromagnético do coração dessas pessoas.
As recentes descobertas científicas comprovam o que as mais diversas tradições espirituais já diziam há séculos: o centro cardíaco irradia ondas de energia capazes de afetar as pessoas e o ambiente.
Ele é o centro eletromagnético do corpo, e seu campo de energia tem o mesmo formato do campo que irradia da Terra ou do Sol. 


Ele é extraordinariamente mais potente que o campo cerebral (5 mil vezes!) e pode ser medido a uma distância de até 3 metros, mas afeta outros corpos numa distância maior.
Dentro do coração há um sistema nervoso com aproximadamente 40 mil neurônios  que envia e recebe sinais do sistema límbico (área cerebral responsável pelo processamento das emoções). 
Ele valida essas mensagens respondendo com alterações no seu campo eletromagnético. Pode emitir freqüências coerentes (suaves, harmônicas) diante de emoções positivas, ou incoerentes (desiguais e desarmônicas) diante de emoções negativas. Isso dá a partida a várias reações corporais.
E tem mais! Pesquisas recentes apontam para o fato de que as células do coração podem registrar e reter algumas memórias. Incrível, não é? 
São vários os casos de pessoas que receberam um transplante de coração e passaram a ter características da personalidade do doador que nunca conheceram.


A amplitude do campo eletromagnético do coração significa que nosso campo se conecta também com o de outras pessoas, podendo se comunicar e ressoar em conjunto de forma totalmente não consciente.
Podemos trabalhar com técnicas simples para manter nosso campo em freqüências mais coerentes, isto é, suaves e harmônicas, que propiciam o sentimento de força, vitalidade e generosidade.
Alguns exemplos: Uma prática ótima para despertar a energia amorosa (aqui), para lidar com a raiva (aqui), para o perdão (aqui) e a prece do perdão (aqui). 
Nesta página aqui, você vai encontrar muitas práticas úteis, especialmente a bênção dos chakras e a respiração da árvore, que trazem harmonia a todos os centros energéticos do corpo.


Seja por meio de técnicas científicas, das tradições espirituais ou por meio de terapia, cada vez mais as portas se abrem em direção a essa força amorosa e transformadora em nossas vidas.

Que tipo de vibrações estamos enviando ao mundo? Está cuidando bem do seu centro de energia?


O Baile de Nós
Imagem: Pinterest 

A dança tem algo de mágico. Ficamos encantadas ao  apreciar a leveza e a beleza dos movimentos dos bailarinos.
A prática melhora a flexibilidade, a postura, o condicionamento aeróbico, a coordenação motora e o equilíbrio e ainda ajuda a combater a ansiedade e a depressão.
Além disso, quando o corpo se solta no ritmo da música, a alma viaja. Libertamos nossas emoções e nos divertimos com nossos próprios tropeços. Por isso as práticas relacionadas à dança são tão presentes em nossos encontros.
Muitas pessoas  dizem  que não sabem dançar, mas isso não é verdade: basta observar um bebê . Todos nós já nascemos com essa capacidade. Veja só que coisa fofa:

Imagem: Pinterest

Qualquer pessoa pode descobrir quão prazeiroso é apossar-se do próprio corpo e movimentá-lo ao sabor da música. Não é necessário ir à academia, aprender técnicas, etc...
Basta afastar os móveis da sala, escolher  as suas músicas favoritas e deixar o corpo fazer os movimentos que desejar. Vá experimentando, sem medo de errar. Veja que linda experiência contada em forma de poesia:

O Baile de Nós
Thaís M. Barros

A gente dançava dançava dançava
Como nunca havia feito
Ou lembrado que havia
Dançado antes

Joguei o chinelo pro alto
Rodopiamos
Soltas na sala
Do ar

Em roda
Em quadrados
De cima pra baixo
De baixo pro lado
Daquele lado pra esse
Em contratempos
Num tempo eterno

Onde é que estavamos
Nós duas
Naquela
Tarde de terça de sol

Pandeiros
Passarinhos
Nara
Chico
Alceu
e mais

Luas à tarde
Alongamento
Rumba
E até marchinhas

Estavamos na escola
No baile
Num clube
Na floresta

No meio de um pomar
Uma fogueira no meio
Com nada entre nós
Integradas

Na mesma vibração

Levanta vestido
Balança tecido
Somos acrobatas
Ursos polares
Dançarinas egípcias

Eu e minha filha
Sob as luzes de seis lados.


E agora, vai ficar aí parada?
Aproveite o final de semana, afaste os móveis e dance.
Desfrute sempre desta alegria, você merece!


A Prece do Perdão - Tão Simples e Libertadora

Aproveite que a semana está começando 
e aprenda a livrar-se do lixo  emocional, sinta-se leve. 
Uma prática tão simples, mas extremamente poderosa e libertadora. 
Faça esta prece todos os dias ao acordar e antes de dormir 
com uma respiração profunda no início e no final. 

Um verdadeiro bálsamo! 

“Se prejudiquei alguém de qualquer maneira, consciente ou inconscientemente, 
por causa da minha própria confusão interior, eu peço perdão.

Se alguém me prejudicou de qualquer maneira, consciente ou inconscientemente, 
por causa de sua própria confusão interior, eu perdôo.

Se há uma situação que eu ainda não sou capaz de perdoar, eu me perdôo por isso.

Por todas as vezes em que eu me fiz mal, me julguei, duvidei ou diminuí a mim mesma 
por causa da minha própria confusão interior, eu me perdôo.”


A transformação será ainda mais profunda e eficaz se após a prece você fizer a Invocação da Luz Divina, veja abaixo.

Para aprender os Estágios do Perdão, clique aqui.

Para descobrir como as vibrações que vem do coração afetam o ambiente, clique aqui.

Se você  pingar uma gota de óleo de lavanda no peito antes de fazer a prece, vai se sentir nas núvens…


Invocação da Luz Divina
Uma Prática Poderosa e Transformadora

1 - Fique de pé, coluna ereta, pés ligeiramente afastados na largura dos ombros (Se tiver alguma limitação física, pode fazer sentada ou deitada).

- Respire calmamente e relaxe seu corpo. Deixe a língua bem solta dentro da boca, relaxe os olhos.

3 - Inspire erguendo os braços para cima, palmas voltadas para o céu e repita a invocação (pode ser com a voz ou apenas mentalmente):

"Sou criada pela Luz Divina.
Mantida e nutrida pela Luz Divina.
Protegida pela Luz Divina. 
Rodeada pela Luz Divina.
Estou sempre crescendo na Luz Divina."

4  - Solte o ar lentamente e abaixe os braços. Relaxe.

5 - Agora mantenha os braços relaxados ao lado do corpo, palmas voltadas para frente, inspire e repita a invocação do item 3. Relaxe e solte o ar lentamente.

- Feche os olhos e imagine uma chuva de Luz caindo suavemente sobre você, purificando e preenchendo todo o seu corpo enquanto repete mentalmente a segunda parte da invocação (respiração livre):

"Cada célula do meu corpo físico está repleta de Luz Divina.
Cada nível de consciência do meu ser é iluminado pela Luz Divina.
A Luz Divina penetra em cada célula do meu corpo físico
 e em cada nível de consciência do meu ser.
Eu me tornei um canal de Pura Luz.
Sou Una na Luz."

7 - Sinta seu corpo e todo seu ser banhado de Luz. Receba a Luz com gratidão e amor. Respire e fique em silêncio por alguns instantes.  Abra os olhos.

8 - Sinta a diferença no seu corpo e no seu dia! 

Para ver e sentir as profundas transformações, faça todos os dias. Depois que decorar os passos, verá que é muito rápida, você conseguirá fazê-la em menos de 5 minutos.

Você pode fazer esta prática a qualquer hora e em qualquer lugar. Se puder fazer logo ao acordar, ao ar livre, com o rosto voltado na direção do Sol, o efeito é mais intenso. 

Repita novamente à noite ou quando sentir necessidade. Você também pode utilizá-la para abrir uma sessão de meditação, pois acalma a mente e o coração.

Podemos enviar a Luz para outras pessoas, entes queridos, para o mundo e etc…quanto mais compartilharmos, mais receberemos.

Para fazer isso: no final, quando sentir seu corpo repleto de luz, imagine um raio de luz amorosa saindo do seu coração e banhando a pessoa ou as pessoas que deseja beneficiar, ou então visualize a luz amorosa envolvendo o planeta.

Pratique e perceba a mudança na sua forma de estar no mundo. Eu a faço diariamente. Para mim, foi profundamente transformadora, tanto assim que compartilho com vocês. 

Apenas Desacelere

Desacelere sua fala,

sua respiração,

seus passos,

suas refeições.

Deixe este ritmo estável e calmo

perfumar a sua mente.

Apenas Desacelere.”


Cuidando Amorosamente de Si Mesma

Algumas pessoas perguntam: mas afinal, o que é o cuidado amoroso com a existência? Bom, este é um conceito amplo, mas tudo começa do básico, não é?

Então, cuide de você da mesma forma que cuidaria de uma criança pequena: alimente-se de forma saudável, passe algum tempo ao ar livre e tome um pouco de sol, vá cedo para cama.

Permita-se pequenas pausas para descanso, não diga coisas más para si mesma e não se coloque em perigo.

Trate-se com delicadeza.

Se você conseguir colocar isto em prática, já será um bom começo! Aos poucos vamos estendendo este cuidado para outras áreas de nossa vida, e para tudo ao  nosso redor.


E…Pronto! 
Meditação de Minuto


Relaxe a mandíbula
Endireite as costas
Relaxe os ombros
Três respirações profundas e….
Pronto! 
Você já meditou por um minuto.

De minuto em minuto passamos a viver no aqui e agora.

Durante o dia, sempre que lembrar, 
dê uma paradinha e faça esta prática de um minuto.
você vai se sentir renovada em  sua jornada.



Perguntaram a Buda...
Pinterest
“ Perguntaram a Buda: 
- O que você ganhou com a meditação?
Ele respondeu:
- Nada.
- Mas deixe-me contar o que perdi: raiva, ansiedade, depressão, insegurança, medo da velhice e da morte!” 


Que maravilha perder tudo isso, hein….

A maioria das pessoas passa pela vida buscando sempre  ganhos, mas chega uma hora em que menos é mais. 

Meditar não tem segredo!

Apenas preste atenção na sua respiração e deixe seus pensamentos passarem como nuvens. Se perceber que um pensamento está chamando sua atenção, simplesmente volte a atenção para a respiração. 

Bastam alguns minutos de silêncio todos os dias. Comece com 5 minutinhos e vá aumentando até 30 minutos por dia. 

Não há milagres, os pensamentos não vão desaparecer, mas à medida que praticamos vamos sentindo o estado de presença, e isso faz toda a diferença. 

Não deixe para depois!



Rugas

Merryl Streep



o que chamam de rugas, eu chamo raízes -
que de seus olhos brotem flores,
e sussurros de caules azuis.

Lauro Henriques Junior


Que delícia ver que nem todo mundo se submete à ditadura do Botox!
Nossas rugas são nossa história, nossas raízes…
Nada deixa a pele mais bonita do que a alegria de uma vida bem vivida.



Qi Gong: Uma Maneira Suave e Eficaz de Cuidar da Saúde Corpo e da Mente (e da Forma!)


As práticas de integração psico-física são fundamentais para a saúde. Aqui no Brasil, as mais conhecidas são o Yoga indiano e o Tai chi. Mas o Qi Gong (pronuncia-se Ti Kun), é uma prática maravilhosa.  Une corpo, mente e espírito. O Qi Gong é a mãe de todas as práticas corporais chinesas, de onde saíram o Tai Chi Chuan, o Kung Fu, e etc...

Durante quinze anos pratiquei e estudei a fundo a filosofia do Yoga indiano. Mas uma lesão me impediu de continuar a praticar as posturas. Foi então que encontrei o Qi Gong, ao qual venho me dedicando nos últimos anos e me apaixonei. Só aí entendi realmente o significado da frase: Tudo é yoga, porque o Qi Gong (Ti Kun) se torna um estilo de vida.

Experimente esta sequência básica que utilizamos ao acordar ou como aquecimento antes da prática. A mestra Faye Yip demonstra de forma muito didática, fácil de seguir. 

Chama-se “Oito peças de brocado de seda”. São apenas 8 movimentos, que repetimos 6 vezes cada um, são delicados como a seda e muito eficientes. Durante a prática, não trave os joelhos e nem as mandíbulas, para que a energia circule bem.



Tonificam e alongam  todas as cadeias musculares e lubrificam as articulações. Massageiam todos os órgãos internos e melhoram a circulação. A respiração se torna suave e profunda e vai aquietando a mente. 

No final, uma sensação de vitalidade, bem estar, e ao mesmo tempo uma calma…naturalmente entramos no estado meditativo.

Com a prática constante passamos a ter um estado de presença em tudo o que fazemos, isso nos leva a prestar mais atenção aos nossos hábitos, fazendo as modificações necessárias para ter melhor qualidade de vida.

Uma curiosidade: os mestres de Qi Gong vivem muito, a maioria ultrapassa os 100 anos! Todos esbeltos, com  saúde e um pique invejável...

Como diz o Tao Te King: A força está na suavidade.

O Que é Curar-se?


“Não se queira curar a parte sem tratar o todo. 
Não se queira curar o corpo sem tratar também a alma…
este é o erro dos nossos dias, 
os médicos separarem a alma do corpo.”

Platão
Filósofo Grego
427-347 a.C.

Em português, associamos a palavra Curar a recuperar a saúde, mas ela também significa secar ou defumar um alimento (curar um queijo, por exemplo). Mostrando que a  cura é um processo, e tem relação com o tempo e o amadurecimento.

A palavra inglesa heal (curar) deriva do termo anglo-saxão halque significava “todo”, mas também “saudável” e “sagrado”. Isto já nos dá uma idéia da relação entre saúde e totalidade.

Se corpo, mente e espírito estiverem dissociados, não é possível haver cura completa. Uma alma doente manifestará seu desassossego na forma de sintomas físicos.

Os pensamentos e sentimentos que alimentamos em relação ao mundo e a nós mesmos são a principal causa  do sofrimento.

As doenças geralmente são mensagens que recebemos, dizendo que estamos em desarmonia, que algo precisa ser mudado. Quando entendemos o recado, a doença vai embora. 

É como diz uma médica oncologista que admiro muito:  “ A doença é um grito que a vida dá para avisar que estamos indo pelo caminho errado. A intensidade do grito será proporcional  ao grau de surdez da pessoa." 

Enquanto ficarmos “brigando com a vida”, nada acontece. Somente quando ocorre aceitação pode haver transformação.

A Cura pode ser vista também como um processo iniciático, pois no final não somos mais as mesmas, fomos transformadas, e invariavelmente descobrimos em nós uma força que desconhecíamos.

Então, curar-se é voltar a ligar-se com a alma. Na essência da cura há amor e compaixão. 

Como disse Sakyamuni Buda: “Da doença surge a mente que busca O Caminho.”

Pense nisso…e cuide do que precisa ser Curado em sua vida com delicadeza e amor.





A Felicidade é uma Borboleta


“A Felicidade é uma borboleta. 
Se persegui-la ou tentar agarrá-la, estará sempre fora do seu alcance,
mas ao sentar-se calmamente, ela poderá pousar em você.”

Nathaniel Hawthorne
(1804 - 1864)
Escritor Americano

Vivemos numa era de prazeres imediatos, de agitação  constante, de velocidade.
 Quanto mais nos ocupamos, corremos e nos distraímos, maior é a sensação de vazio...
A felicidade é uma questão de atitude: de disponibilidade e abertura. 
E para isso é necessária a quietude. 
A felicidade depende do Ser e não  do Ter ou do Fazer.
Ela mora no reino da simplicidade, onde Menos é Mais.

Reserve sempre alguns minutos do seu dia para aquietar-se,
 Permita que a borboleta se aproxime...



Lidando com o Medo e a Raiva




     Esta é uma prática simples que ajuda muito quando estamos com dificuldade de lidar com um problema ou questão que nos causa raiva ou medo. Ela é feita em pé.
 1 - Respire normalmente. Perceba como está sua respiração e como está o seu corpo.

 2 - Inspire elevando os braços até a altura do peito. Cerre os punhos  e prenda a respiração. Mantendo os pulmões cheios, soque o ar com força imaginando que a fonte do seu medo e/ou sua raiva está diante de você. Imagine que tem um saco de areia na sua frente. Bata com vontade, o ar não machuca.

 3 - Quando quiser soltar o ar, solte de uma vez pela boca com um soprão e relaxe soltando todo o corpo à frente. Volte lentamente à posição inicial. Se quiser, pode soltar o ar com um som como “Ah!” em voz alta.

Não prenda a respiração por muito tempo pois pode causar tonturas. Somente o tempo que você normalmente aguenta, sem forçar.

Repita este exercício de três a cinco vezes e depois observe como ficou sua respiração e o seu corpo.  Finalize com três respirações profundas. 
Se quiser aumentar seu bem estar,  faça a Respiração da Árvore - as instruções estão na pagina Corpo e Mente, no final da página.

Esta prática traz grande alivio... 
Conseguimos lidar melhor com o problema, com mais clareza e centramento. E o medo e a raiva foram embora!


Prática da Lembrança de Si


Imagem: Pinterest

Esta foi uma prática que comentei no encontro de Outubro, é originária do Zen Budismo, muito simples e eficaz para nos trazer para o aqui e agora, reduz a ansiedade e contribui para o estado de Presença.

Durante seu dia, a cada vez que passar por uma porta (dentro ou fora de casa), chame seu nome mentalmente e pergunte: "Onde está você?"

Responda mentalmente:"Eu estou aqui."

Respire profundamente, e continue o que estiver fazendo.

No começo é normal esquecer algumas vezes, mas insista e continue. Se estiver sozinha e quiser experimentar fazer usando sua voz, o resultado é mais intenso.

Perceba com a prática, como a qualidade dos seus dias vai mudando...

Eu já pratico há tempos e posso dizer que a mudança é impressionante! Quando passo por uma porta nem preciso mais me chamar, já respiro fundo e “estou aqui”!


Cicatrizes e Condecorações


"Sempre me emociono  com o jeito pelo qual os lobos batem nos corpos uns dos outros quando correm e brincam, os mais velhos a seu modo, os jovens ao modo deles, os magros, os gordos, os de pernas longas, os de rabo cortado, os de orelhas caídas, os de membros quebrados que ficaram tortos ao sarar. Todos têm sua própria configuração corporal, sua própria força e beleza. Vivem e brincam de acordo com o que são, quem são, e como são. Eles não tentam ser o que não são."
Clarissa Pinkola Estés
In: Mulheres que Correm com os Lobos


As marcas deixadas pelo tempo mostram que estamos na dinâmica da vida. 
As marcas e cicatrizes deixadas por doenças e outros sofrimentos são provas de nossa vitória, porque os superamos e sobrevivemos! Elas são nossas condecorações.
Nosso corpo é um registro vivo da vida transmitida, da vida levada, de esperança e de cura.
Ele é a única moradia do nosso Ser, não o trate como um escravo que precisa satisfazer nossos caprichos, mas sim como um ente que tem seus próprios méritos: com muito amor.


A Depressão e seus Mitos
Nos últimos anos observamos um aumento dos casos de depressão, e devido a informações equivocadas e preconceitos as pessoas demoram para procurar ajuda e quando chegam ao consultório já estão num grau de sofrimento muito grande, o que dificulta o tratamento. 


Que tal um pouco de luz no horizonte?



A seguir uma lista de frases que ouço diariamente no consultório e que só atrapalham quem está passando por esse problema. Vamos nos livrar destes mitos?  

1 - "Você não tem cara de quem tem depressão, a pessoa deprimida não sai da cama, não come e pensa em morrer."

Somente casos muito graves apresentam esse quadro.

Na maioria das vezes, os casos de depresão são leves a moderados, e os principais sintomas são: 
- cansaço excessivo (desproporcional às atividades realizadas),  
- disturbios do sono  - principalmente a insônia ou a sensação de que o sono não foi reparador,
- tristeza sem motivo ou irritabilidade (sem relação com a TPM), 
- perturbações digestivas e/ou dores de estômago,
- cefaléia e/ou dores pelo corpo (com frequência erroneamente diagnosticadas como fibromialgia).

Se tiver pelo menos três dos sintomas acima por mais de duas semanas, procure seu médico para um check-up.

2 - "Depressão é coisa de gente fraca."

Nunca vi uma besteira tão grande. 
Enfrentar a depressão e superá-la é uma das coisa mais difíceis, exige muita força e coragem!

3 - "Depressão é falta do que fazer."

Essa é de doer, hein...
A depressão é uma doença, não é frescura! 
Existe alteração na bioquímica cerebral e inclusive morte de neurônios (hoje já se sabe que  eles são recuperados com o tratamento).

4 - "Se está deprimida, você tem que sair, ir ao cinema, fazer umas comprinhas, que a depressão passa."

A pessoa com depressão não consegue achar graça nas coisas e nem tem energia para isso. A sensação é a de que perdemos a capacidade de ver as cores, o mundo parece ficar todo tingido de cinza.
Estar deprimida não é uma questão de vontade.  Ninguém escolhe ter depressão, assim como ninguém escolhe ter doença nenhuma.
É algo muito maior...é necessário tratamento adequado com medicamentos e terapia.

5 - "Não quero tomar remédios porque vou ficar dependente de tarja preta. Vou ficar dopada. "

Em primeiro lugar: os antidepressivos não são de tarja preta, são de tarja vermelha!  Inclusive os medicamentos de tarja preta não são indicados na maioria dos casos.
Nenhum dos anti-depressivos muda a personalidade, nem deixa ninguém dopado. Pelo contrário,  o objetivo é trazer centramento, foco e serenidade.
Em segundo lugar: nenhum destes medicamentos causa dependência. O tratamento é longo, mas tem começo, meio e fim.


6 - "Vou usar remédios à base de ervas, pois sendo naturais não tem efeitos colaterais."

Sou muito a favor de tratamentos alternativos, inclusive  utilizo a homeopatia, medicamentos antroposóficos e florais quando possível, mas toda substância, natural ou sintetizada tem efeitos colaterais! 

Há duas ervas muito populares utilizadas para o tratamento da depressão que estão sendo estudadas, mas uma delas parece aumentar o risco de suicídios, portanto, cuidado! 

O objetivo do tratamento é obter o máximo de benefícios com o mínimo de efeitos colaterais.

Procure um médico, siga o tratamento e acredite: você vai melhorar. A vida voltará a ter cores novamente. 


Depois do inverno, a primavera triunfa!



Se a Gente Colhe o Que Planta...

"Se a gente colhe o que planta, 
coloque um sorriso no rosto 
que logo ele brota na alma."

Karla Tabalipa

Sempre acreditamos que as expressões faciais eram apenas reflexos de nosso estado de espírito, mas agora já temos evidências científicas de que a expressão facial influencia o estado de humor!
Estudos feitos na Universidade de Harvard mostraram que voluntários que mimetizavam um sorriso tinham melhora do estado do humor, inclusive  em pessoas deprimidas.
Se os voluntários estivessem de bom humor e franzissem o rosto imitando expressões de estresse ou raiva, o bom humor ia embora...
Outro achado interessante: quando imitavam as expressões de contentamento, os voluntários respiravam mais lenta e profundamente e quando imitavam expressões de estresse e raiva a respiração ficava mais curta.
Então pessoal, na dúvida, é melhor sorrir! 
Além disso, sorrir gera apenas 13 rugas de expressão no rosto enquanto que ficar com raiva ou estressada  provoca mais de 30...
Vamos embora plantar sorrisos!


Para Errar Menos...

"Para errar menos, é preciso ouvir mais."
Betty Millan
Psicanalista


Vamos falar a verdade, quem é que consegue realmente ouvir o que o outro tem a dizer, sem ficar pensando  ao mesmo tempo na resposta que vai dar?

Quem consegue ouvir sem ficar julgando se o que o outro diz é certo ou errado?

Quem consegue ouvir e ficar alguns segundos em silêncio, para deixar a fala do outro assentar no corpo e perceber o que o corpo nos diz?

Quem consegue ouvir sem ficar preocupada em provar a todo custo que tem razão?

Parece difícil, não é? 

As palavras são como flechas, uma vez lançadas, não voltam mais.

Ouvir é uma arte, e como toda arte, para se atingir a maestria é preciso  praticar.

Um bom exercício para começar é  focar na respiração e respirar calmamente enquanto ouve o que o outro diz, isto te trará para o aqui e agora. 

Quanto o outro terminar, faça uma respiração profunda antes de começar falar.

Se naquele momento não estiver segura sobre o que vai dizer, não hesite em pedir um tempo para pensar.

Perceba a diferença...

Quantos sofrimentos podem ser evitados com algo tão simples.


Prática - Ajuda para Subir a Montanha

Há alguns dias encontrei a referência ao livro do xamã Bear Heart no blog O Feminino e o Sagrado.

Como fui iniciada no xamanismo e gosto muito do tema, logo comprei o livro, que estou lendo e adorando!

Testei esta prática em algumas situações e funciona mesmo, por isso  a compartilho com vocês. 

É simples!

Esta é uma prática que facilita subir uma montanha, andar longas distâncias – e também a enfrentar um negocio difícil, convalescer de alguma doença, ou apenas se levantar da cama de manhã para ir trabalhar... 


“Quando temos de andar por longas distancias ou subir um morro, nós imaginamos uma corda saindo da nossa barriga. A outra ponta da corda está enrolada em torno de uma árvore ou de uma rocha bem lá na frente. 

Então nos deixamos puxar, como se fossemos um carro que alguém puxa de um atoleiro com facilidade. Vamos indo com as mãos relaxadas e polegares ligeiramente curvados, balançando o corpo ao redor dessa corda que está nos puxando e aguentando nosso peso.


Quando alcançamos a rocha ou a arvore, visualizamos a mesma corda enrolada em torno de outro objeto mais à frente ou acima.

Assim conseguimos fazer longas jornadas mantendo uma paz estável, sem ir muito depressa nem muito devagar, e sem ficar exauridos. Podemos percorrer grandes distancias com leveza.”

Bear Heart
Xamã  Nativo Norte Americano
In: The Wind is My Mother

Desejo que lhes seja útil!


Escalda Pés

Um Carinho Para o Corpo 
e Repouso Para a Mente

O inverno vai chegando e nada melhor para aquecer e relaxar nas noites frias do que um bom escalda pés.  É um carinho delicioso e fácil de fazer.

É excelente para reduzir estresse e insônia, ótimo para cólicas menstruais e alivia a TPM, para  prevenir resfriados e enxaquecas.
Pegue uma bacia ou balde e coloque água quente. Teste a temperatura da água e veja se está confortável. Para ser eficiente, deve pelo menos cobrir os tornozelos, se puder  chegar até a panturrilha, melhor.

Se tiver sal grosso ou sal marinho em casa, adicione um punhado na água. Ajuda a reduzir o inchaço de pernas e pés. 

Pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda para relaxar ou seu aroma favorito. Se tiver bolinhas de gude, forre o fundo da bacia com elas, fazem uma massagem deliciosa!

Mas se não tiver sal, bolinhas ou aromas, faça mesmo assim. O mais importante é o calor da água.

Coloque os pés e permaneça por pelo menos 20 minutos apenas desfrutando o prazer deste momento. Lembre-se de respirar fundo algumas vezes. 

Não leia nem veja TV durante o escalda pés. O objetivo é fazer com que a energia excessivamente concentrada no mundo mental desça para o corpo. 

No final, enxugue os pés e coloque meias para mentê-los aquecidos. Bons sonhos!

P.S. - No verão pode ser feito frio para refrescar.



Gratidão

Para Harmonizar Corpo e Mente

"A gratidão é a mãe de todas as virtudes."
Marco Tulio Cicero
filósofo romano
(106 a.C a 43 a. C)

Pontos para reflexão:

Pelo que você é grata?

Quantas vezes por dia você se sente grata?

Com que freqüência costuma expressar sua gratidão?


Prática para desenvolver a gratidão:

Você vai precisar de lápis e papel.

1 - Pare um momento durante o dia (ou antes de dormir) e faça uma lista  do que lhe inspirou gratidão. 
2 - Repita por 21 dias (o tempo necessário para que uma ação se torne um hábito).
3 - Ao final deste período releia suas listas diárias. 

Depois, perceba a mudança em seu interior ao longo dos dias.


Prática Integrativa 

Sinta - Beije - Deixe Fluir

Experimente esta prática que acalma, integra corpo e mente e amplia nossa consciência. Muito fácil de fazer:

1 - Sente-se confortavelmente mantendo boa postura. Se preferir, pode ser feita deitada (ótima para insônia também).

2 - Sinta: vá passeando mentalmente por todo seu corpo, dos pés à cabeça, e perceba as sensações que emergem. Perceba seus estados mentais e emocionais.

3 - Ao perceber uma determinada sensação, apenas registre  e tente localizar em que parte do corpo ela se localiza (pode ser dor, desconforto, ansiedade, angústia ou mesmo alegria,  amor, gratidão...)

4 - Beije: Inspire lentamente e leve o ar até o local onde a sensação é percebida. A intenção é  que o ar toque-a com carinho, como se fosse um  beijo. Expire suavemente. Repita algumas vezes.

5 - Deixe Fluir: Apenas perceba as mudanças das sensações em seu corpo e mente, não retenha, deixe-as fluir.

6 - Quando encontrar uma nova sensação que precisa de cuidado repita o processo.

7 - Quando terminar, perceba a diferença!


Aprendi esta prática simples e eficaz  com Chameli Ardagh do Awakening Women



Retratos da Real Beleza


Este vídeo é incrível!

Mostra de forma muito criativa a diferença entre a nossa auto-imagem e a imagem que os outros percebem de nós. Como somos críticas conosco.... E como essa postura afeta todos os aspectos de nossas vidas.

Fiquei impressionada! 



Para Uma Pessoa Bonita

 Tao Porchon-Lynch dançando aos 93 anos
a mais velha professora de yoga em atividade no mundo

 Todos os dias e em todos os momentos, as pessoas caminham sem se dar conta de que revelam no rosto e no corpo tudo aquilo que já viveram.

Desde o nascimento, tudo o que pensamos e falamos, todas as nossas ações e  intenções, tudo isso molda nosso corpo, nossa mente e nosso ser. Basta um simples olhar e toda a nossa caminhada, etapa por etapa, nitidamente se revela para aqueles que sabem ver.

Depois dos quarenta anos de idade, somos responsáveis por nosso rosto. De fato, é por volta dos quarenta anos que a face e o corpo, esculpidos lentamente desde o nascimento por cinzéis invisíveis, revelam o que nem roupas, nem maquiagem podem esconder.

O professor Aizu Yaichi (grande poeta japonês) escreveu certa vez a um aluno: "Meu caro amigo, em cada circunstância, agindo e pensando com tranquilidade, atenção, e o coração em paz, espero tornar-me uma pessoa bonita.

Também eu desejo ardentemente envelhecer deste modo. 

Monja Shundo Aoyama Roshi
In: Para uma Pessoa Bonita
Contos de uma mestra Zen
Ed. Palas Athena



Colo dos Pais Evita Ansiedade e Depressão


Ouço várias pessoas aconselhando mães a não ficarem muito com o bebê no colo para eles não ficarem "manhosos".

Isso me incomoda muuuiiito! Porque não é verdade. As tais "mãnhas"  tem muito mais a ver com o estado emocional das pessoas que cuidam deles.

Bebês e crianças que recebem o carinho do colo da mãe e do pai levam a sensação de aconchego na memória do corpo e esta funciona como um poderoso remédio para os momentos difíceis ao longo da vida. 

A descoberta foi feita pelos pesquisadores do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

Segundo essa pesquisa, os bebês e as crianças que tiveram mais contato físico com os pais são adultos mais protegidos contra a ansiedade e a depressão.

Portanto, nada de deixar os bebês chorando no berço, hein...

Abrace sempre suas crianças! 
Carinho nunca fez mal a ninguém.


Pausa para a Saúde


Hoje há uma distorção da velocidade com que a vida deveria acontecer e o corpo sofre com isso.

É preciso um respiro, uma pausa entre chegar e partir para a próxima tarefa.

E também de uma chance para olhar nos olhos do outro, de apreciar um pôr do sol, de estar ao lado de alguém que precisa de ajuda.

Ao apagarmos estes momentos vitais da agenda, acumulamos tensões nas articulações e nos músculos.

Estas constrições geram dor, desconforto e enrijecimento progressivo. Passamos a tomar analgésicos e anti-inflamatórios que aliviam, mas não resolvem.

Permita-se alguns momentos de pausa durante o seu dia,  eles são fundamentais para a saúde! 

Apenas pare um pouquinho, respire fundo três vezes tentando soltar bem o ar. Relaxe os olhos, a mandíbula, a garganta,  os ombros e a barriga. Agora respire fundo de novo três vezes e veja a diferença!

Não precisa estar numa praia deserta para isso...e você terá muito mais vitalidade e disposição.



Ame Seu Corpo

  Com a proximidade do verão começamos a ser bombardeadas com mensagens do tipo "Prepare seu corpo para o verão", "Barriga chapada em quatro semanas", "Dieta do Dr. X faz você secar ..." sempre acompanhadas de imagens de modelos ou celebridades magras e malhadas que dizem que usam manequim trinta e oito....
      Trinta e oito é o número mágico que representa o corpo perfeito. Que é aquele que não é o nosso, que sempre será mais gordo que o ideal, nem que seja na panturrilha.
   Como reagir a um mundo que insiste em fazer você se sentir infeliz com seu corpo, não importando que corpo você tenha?
 
       
  O corpo ideal é irreal, diz a psicanalista inglesa Susie Orbach, especialista em distúrbios alimentares, que cuidou da princesa Diana (que sofria de anorexia nervosa).
     A seguir trechos da entrevista  que ela concedeu à revista TPM durante sua visita ao Brasil (Agosto de 2012):

    "A publicidade da indústria de roupas e cosméticos ajuda a criar insegurança nas mulheres - que parecem não ter cílios compridos o bastante ou peitos grandes o suficiente, por exemplo - para que elas queiram sempre consumir mais.

  "O Photoshop é uma ferramenta artística que poderia ser usada para milhares de coisas, mas é usada para um único fim: criar imagem irreal de mulheres."


    "Não sei como é no Brasil, mas na Inglaterra, as marcas que vendem o pior tipo de comida, com conservantes e gordura trans, são as mesmas que vendem produtos para dieta. E lucram muito com isso." 

  "A ansiedade em relação à comida transformou as refeições familiares em um drama. O que era para ser um momento prazeroso, de troca, se tornou um momento ruim."

 "Acho prejudicial a idéia de  ter que parecer  uma celebridade logo após ter filhos."

    "Fiquei impressionada com o número de cirurgias plásticas no Brasil. Faz com que as pessoas acreditem que o corpo é algo a ser construído ou comprado, e não algo a ser lapidado naturalmente."


   


   A sensualidade da mulher está na sua postura diante da vida e de si mesma, e não restrita ao seu corpo, está na convicção sobre o seu direito à integridade, de ser amada pelo que é. 
  

     Sensualidade é saúde, movimento suave, olhar calmo, sorriso sincero, palavra bem colocada. É o senso de beleza precisa, sem artifício, com cuidado e atenção. É ser poeta da vida, como disse   o escritor James A. Baldwin: " Ser sensual é respeitar e exultar a força da vida, da vida por si só, e estar presente em tudo o que se faz, desde o esforço do amor até a feitura do pão."  


Eu Cheguei.

Prática para Desacelerar


    O monge Thich Nhat Hanh nos ensina que parar de correr é uma prática muito importante. Estivemos correndo por toda a nossa vida. 

   Acreditamos que paz, felicidade e sucesso estão presentes em algum outro tempo e lugar. Não sabemos que tudo – paz, felicidade e estabilidade – devem ser procuradas no aqui e agoraEste é o endereço da vida – a interseção do aqui e agora.

   Somos muito ansiosos e queremos sempre chegar. Chegar significa chegar em algum lugar. Quando você faz esta prática, chega a cada momento – você chega em um destino: a vida

     É muito simples! Pode ser feita sentada ou caminhando.

   Se estiver sentada, ao inspirar pense: "Eu cheguei" e ao expirar : "Estou em casa". Repita por alguns minutos. 

   Se fizer caminhando (bem lentamente), inspirando eu dou um passo e digo a mim mesma: “Eu cheguei", expirando digo: "Estou em Casa". 
    
    Mesmo com alguns minutinhos por dia já percebemos uma diferença. Se puder, vá progressivamente aumentando o tempo desta prática até chegar a 30 minutos por dia.  

  Eu experimentei num dia super agitado e quase que imediatamente me senti calma e pacífica. 

    Monica querida, muito obrigada pela ótima dica.


Respiração Embriônica


     
     Realizamos esta prática no encontro de Setembro e foi muito relaxante. Ela conduz naturalmente a um estado de calma e silêncio interior. É muito restaurativa. Ótima para quem sofre de ansiedade e insônia e também para quem quer se iniciar em práticas meditativas. Para pessoas debilitadas, pode ser feita na posição deitada.

1 - Sente-se confortavelmente, pode ser em uma cadeira ou mesmo no chão. Mantenha a coluna reta e relaxe os ombros, a mandíbula,  e outros locais onde sinta tensão. Feche os olhos (se for confortável para você).

2 - Respire pelo nariz imaginando que o ar que entra é uma energia ou luz de saúde e cura.  Leve o ar até o baixo ventre. Solte o ar pela boca e imagine que saem todas as toxinas. Repita 9 vezes.

3 - A partir de agora todas as inspirações e expirações serão pelo nariz. Inspire e leve o ar (ou a luz) até o centro do peito. Ao soltar o ar (pelo nariz) a luz desce para o baixo ventre. Repita 9 vezes.

4 - Inspire e leve o ar (ou  luz) do centro do peito até o baixo ventre. Ao soltar o ar, a luz volta para o centro do peito e lá permanece. Repita 9 vezes.

5 - Agora somente inspire e leve o ar (ou luz ) para o baixo ventre. Expire, mas a luz permanece lá. A cada inspiração vamos concentrando mais energia no ventre. Repita 9 vezes e depois apenas permaneça por alguns minutos nesse estado de calma e paz interior.

6 - Para encerrar, mexa um pouco os dedos das mãos e dos pés, abra os olhos devagar, dê uma boa espreguiçada.




Vamos Falar de Sexo?
"Palavras de virar cabeça meu amado vai usar, 
palavras como se elas fossem mãos."
Chico Buarque

     Falar ou não falar, eis a questão.
    Se na vida em geral já é preciso refletir sobre o que dizer, quando o papo é de cama a coisa ganha nuances delicadas: quando, como e quanto falar.
   Tem o papo pré-cama: a sedução verbal, aquele cineminha cheio de imagens quentes que preparam para o sexo que vai rolar.  Palavras que amolecem as pernas e derretem o corpo todo...
   Tem o papo de depois, em que se elogia aquele jeito, se celebram as delícias que se acabou de viver, gravando aquelas marcas de prazer no corpo e na memória.
  Mas o mais delicado mesmo é o que dizer no durante. Corpos grudados e de repente o ritmo não está bom. O parceiro ali dedicado, mas não acertando. E aí? o que dizer? E se ele não gostar? E se o clima mudar? E se...
  Se você levou anos de exploração dedicada ao próprio corpo até saber do que gosta mais, onde e como;  chega a ser injusto esperar que um homem apareça com as chaves de todas as portas das delícias. Por isso é preciso liberdade para falar, pedir, dar dicas. Porque sexo é parceria, e sem cumplicidade ninguém chega ao ápice.
  Mas isso com um jeitinho especial, sem fazer uma lista de preferências mais parecendo um GPS guiando o parceiro para levá-la ao prazer.  
  E tem o lado de lá: saber ouvir. Porque assim como a gente, eles também tem preferências, gostos, jeitos...e vão falar sobre eles e pedir o que querem.
  Sexo é entrega. Mais corpo que cabeça, mais sensação e menos pensamento, menos razão e mais desvario. É preciso se perder no outro,  deixar as línguas conversarem, as peles se tocarem...
  Sexo é sonho acordado impresso na carne.
 Esqueça a bússola e vá viver o novo, mesmo que com aquele parceiro antigo. Caminhos cheios de setas não dão em praias desertas...
  Se você for sempre o guia só vai chegar onde já conhece e o paraíso pode ser logo alí, depois daquela curva, uma ilha desconhecida que vai nascer daquele encontro, naquela hora, só prá vocês dois.

Adaptado do artigo de  Maria Rezende
Para ler na íntegra: Revista Lola - Julho de 2012.

Respirar é Tudo!

    "A maioria das pessoas mantêm-se respirando tão superficialmente quanto possível porque a  irrupção de sentimentos é intensa demais quando inspiramos profundamente. A respiração é muito importante porque se trata de uma maneira de receber, o que é justamente o princípio feminino encarnado."

    " ... a alma não pode ser alimentada quando não se pode receber."
 Marion Woodman


    Para podermos respirar verdadeiramente, é necessário expirar, soltar o ar para esvaziar os pulmões ao máximo. Se os pulmões realmente esvaziarem, a inspiração é fácil e profunda. 
      Nos estados ansiosos, com respiração curta e rápida,  a fase mais prejudicada é a da expiração. Com isso, sobra maior quantidade de ar residual e ao inspirar vem aquela sensação de  não conseguir respirar direito. Isso gera um ciclo vicioso, aumentando ainda mais a frequência respiratória e  a própria ansiedade.
   Portanto, a dificuldade em receber, em respirar, é decorrente da dificuldade em expirar, soltar, entregar.  
      Experimente soltar o ar lentamente, esvaziando bem os pulmões.  Inspire profundamente. Repita algumas vezes e note a diferença.


Faca da Comida uma Oferenda a Você


Talvez você queira ser mais saudável, melhorar a digestão, controlar o peso ou  aumentar a vitalidade, mas é fácil se confundir com o interminável fluxo de dietas da moda.
Comer direito começa com trazer consciência à mesa.

Ao invés de começar um novo plano de dieta, por que não praticar a observação e a escuta do seu corpo?

 Desacelere e Saboreie
Na hora de comer, coma. Não faça outras coisas enquanto come. Preste atenção.
O Ayurveda recomenda mastigar 32 vezes cada  alimento que colocar na boca. Talvez seja difícil  mastigar tantas vezes, mas se começar a saborear a refeição mais devagar, você sentirá realmente o gosto do que está comendo além de melhorar a digestão e a saciedade.

 Conheça sua Fome
Antes de comer, pergunte-se: Estou faminta? Moderadamente com fome? Ou estou entediada, nervosa ou frustrada? 

 Faça da Comida uma Oferenda Para Você
Tão importante quanto a atenção ao processo de comer, são o cuidado e a atenção que se dá à preparação dos alimentos.

Escolha algo simples, como um sanduíche, uma salada, ou mesmo um pedaço de fruta.
1 - Enquanto prepara, respire e movimente-se lentamente, sem pressa. 
2 - Aprecie cada ingrediente com todos os cinco sentidos. 
3 - Pense em todo o processo envolvido para que esse alimento chegasse até você. Tenha um sentimento de gratidão a todos os seres que contribuíram para que o alimento chegasse até aqui. 
4 - Pense sobre a honra que está oferecendo  à comida e a si mesma com sua atenção.
5 - Dedique a energia contida nesse alimento à manutenção de sua saúde e felicidade.

Quando você faz da comida uma oferenda a si mesma, os efeitos desse cuidado beneficiam seu corpo.
Quando você pensa no alimento como portador de energia vital, a intenção com que você o prepara torna-se um elemento essencial do seu Ser Saudável.

Reflexões baseadas no artigo Alimente Bem o Seu Corpo
publicado na Revista Yoga Journal de Maio/Junho de 2012
www.yogajournal.com.br


É isto a Liberação Feminina?

   
     Existem mais de três bilhões de mulheres no mundo. Só oito são top models. Então a pergunta que não quer calar é : Por que nós, mulheres normais que somamos mais de três bilhões temos que nos parecer com essas oito?
     Não é à toa que as mulheres estão fantasiando muito menos com homens do que com comida. Saem Rodrigo Santoro, Richard Gere e Brad Pitt e entram chocolates, sorvete de nozes, pão fresquinho com manteiga. O que não deixa de ser curioso: o apetite sexual da mulher, que foi cerceado durante séculos, agora pode se manifestar. Em compensação, o outro apetite foi contido. 

     Mudaram a cadeia, mas continuamos prisioneiras. Podemos transar, mas não podemos comer. Subimos nas balanças hoje com a mesma mistura de ansiedade e culpa com que nos ajoelhávamos nos confessionários de antigamente.

     É isso que chamam de liberação feminina?

Leila Ferreira
"Mulheres - Por que será que elas....?"



"O  mundo é rico e variado", disse Adelia Prado. 
E assim também são as mulheres.

     
     
Um pouquinho de Ayurveda



     Em nossas vivências corporais de Novembro, realizamos algumas práticas de cura  da Medicina Ayurvedica,  da sequência de Langhana.
     Ayurveda quer dizer "Ciência da Vida". Tem origem milenar e ainda hoje faz parte do sistema de saúde pública na Índia.
     Langhana  é a primeira fase do programa ayurvedico de cura. Ela é também muito utilizada para pessoas convalescentes de doenças do corpo ou da alma. Langhana significa retirar do organismo os excessos e as biotoxinas. Ela é dividida em Shamana (pacificação) e Shodana (purificação).  Estes procedimentos compreendem dieta, exposição à natureza, massagem e práticas de Yoga.
     Nós realizamos uma pequena sequência de langhana com movimentos ritmicos e suaves , flexões do corpo à frente  com ênfase na respiração, principalmente na expiração, para eliminar as tensões e toxinas.
     A segunda fase é   Brimhana ou tonificação, também chamada de rejuvenescimento. Esta fase é composta de alimentação tônica, ervas medicinais,  comportamento ético baseado em valores humanos e a prática do Yoga.
     Para o Ayurveda, o rejuvenescimento envolve recuperar as funções, capacidades e beleza, e  só é possível quando mente e corpo estão em paz e harmonia.


O Terceiro Ponto


Também chamado de "Ponto Transcendente"  de União Entre Todas as Pessoas. 

     Este é um  instrumento fundamental para nossas vivências corporais e muito útil para profissionais que trabalham  com o cuidado de outros em qualquer área. Pode ser utilizado também  em qualquer tipo de relacionamento  e  principalmente quando temos de enfrentar pessoas ou situações difíceis.

      As pessoas sempre perguntam: Como você consegue atender tantas pessoas em sofrimento sem ficar contaminada, sem deprimir? E eu digo que além de gostar muitíssimo do que faço, estou sempre ligada a meu Terceiro Ponto.

     Aprendi esta técnica através dos ensinamentos do Professor Petho Sandor, durante o processo de formação como analista e também terapeuta corporal.

     É um ponto de ancoragem e centramento que nos tira da relação direta Eu-Tu, estabelecendo um terceiro elemento além das duas pessoas, funciona como ponto de conexão entre os dois e ao mesmo tempo  funciona como um filtro.

     Krishnamurti, o grande sábio indiano, na simplicidade e clareza do pensar oriental, conseguiu criar uma imagem de beleza cristalina:
     "... os homens são como moléculas de água num oceano...elas são parte dele e ao mesmo tempo vivem dele e se relacionam entre si..."

     O Dr. Sandor ressaltava a importância de ser considerado o fato de que sempre, entre duas pessoas, existia a presença de um ponto em comum que estava além das vontades e dos pensamentos  da consciência. Esse ponto nas profundezas do inconsciente poderia ser considerado o campo  em comum entre ambas as partes, podendo ser chamado de Terceiro Ponto.

     A técnica é muito simples. Imagine que entre você e seu interlocutor  está o seu terceiro ponto, um pouco acima das suas cabeças. Uma linha liga você ao terceiro ponto e dele parte outra linha em direção ao interlocutor, formando um triângulo imaginário.

     Para facilitar a conexão, geralmente sugerimos que a pessoa visualize aquilo que é mais sagrado para ela como sendo seu terceiro ponto.  Uma imagem que lhe transmita a sensação de amor, de paz. Esse elemento é quem faz a ligação entre as duas pessoas.

     Se a pessoa for religiosa, pode  ser uma imagem ligada à sua fé, mas não necessariamente,  pode  também ser um elemento da natureza  ou outra imagem que lhe traga essa sensação de harmonia.

     Você pode visualizar o ponto transcendente  inclusive sozinha, essa conexão traz mais presença, calma e concentração em qualquer atividade.

      À medida que vamos treinando colocar o terceiro ponto em nossas atividades, ele vai ficando cada vez mais natural e presente  e você perceberá que efeito interessante acontece. As relações tornam-se menos tensas e mais harmoniosas. Nossa percepção da situação fica mais clara, conseguimos conversar, argumentar e negociar conflitos com muito mais tranquilidade.   Para aqueles que são cuidadores, o ato de cuidar torna-se muito mais leve.




Esteja Presente em Seu Corpo e Mente

Compartilho com vocês algumas pérolas da sabedoria do Prof. José Angelo Gaiarsa, este grande mestre que tive a felicidade de conhecer e com quem aprendi muito. Estes são trechos de uma conversa com Lauro Henriques Jr. publicada no belo livro Palavras de Poder (recomendadíssimo!) .

     "Prestar atenção é essencial. Ao dar atenção, você está dando o seu "aqui e agora" para alguém, e isso é a única coisa que você tem para dar. Por isso é preciso muito cuidado em como e para quem você dá a sua atenção."

     "Ao longo de dois milhões de anos de evolução, nossos ancestrais aprenderam a verdade da natureza: movimento é sobrevivência. Só sobrevive a espécie que percebe e reage rápido. Não é à toa que  dois terços de nosso cérebro estão relacionados aos movimentos do corpo."

     "Mexa-se muito e respire bastante. É o que eu faço todos os dias: eu danço. Ponho uma música e danço. Não é ginástica. A coisa é mexer o corpo inteiro, sempre respirando, quanto mais, melhor. Aliás essa é uma técnica de vitalização permanente. Na realidade as pessoas morrem por rigidez de movimentos e sufocação gradual. É isso que favorece o aparecimento de doenças. Como um antídoto a essa morte anunciada, um conselho prático: mexa-se e respire bastante."

    "A técnica é apenas uma: muita respiração do seu jeito. Não existe modo certo de respirar. Apenas fique de pé e respire bem mais profundamente do que costuma, cerca de cinco minutos já são suficientes. Vá respirando e, se o corpo se mexer, acompanhe o movimento, pois é o corpo querendo se desamarrar. Nosso corpo é como um bicho mantido preso. Se você dá oxigênio, ele começa a despedaçar as amarras. Respire bastante e esteja presente no corpo, deixando ele se mexer."

     "Ser equilibrado não quer dizer ser estático. O centro de gravidade do corpo varia o tempo todo, a cada posição nossa, ele se desloca para um ponto diferente. E a função do cerebelo é nos trazer de volta para o centro. O segredo é esse balanço, a alternância entre os momentos de repouso e de atividade, de alegria e tristeza, de festa e introspecção.  O importante não é ser equilibrado, mas ser um bom equilibrista, se mover nesse balanço, indo e voltando, experimentando a variedade da vida."

     "Meu corpo é meu melhor amigo e meu maior amor. Cuido tão bem dele quanto posso e ele cuida tão bem de mim quanto consegue. São dois milhões de anos de experiência que ele tem para me dar. E eu aproveito isso, procurando cultivar a minha sensibilidade. Se uma pessoa consegue uma alta presença no próprio corpo, ela não morre de doença, morre quando for a sua hora, tranquilamente. Respire, mexa-se, esteja presente a seu corpo, esteja presente à vida. De minha parte, digo com certo orgulho: estou cada vez mais presente ao presente."

     Ele realmente viveu o que ensinava,  esta conversa aconteceu poucos dias antes de sua passagem em outubro de 2010, aos 90 anos, tranquilamente  enquanto dormia. Um exemplo  de quem viveu plenamente  presente em seu corpo e mente.

  


Sensualidade
obra de Adriana florence

     Quando ouvimos falar em sensualidade, a maioria pensa em sexo, acreditando ser um sinônimo do outro. Há um engano aí. Embora a sensualidade seja um ingrediente essencial para uma experiência sexual mais rica, ela não representa a única esfera da expressão "sensual". 

     Sensualidade é muito mais abrangente. Começa com a consciência e abarca todos os sentidos.  Desta forma, saborear uma refeição, dançar, sentir o aroma das flores, olhar para o rosto da pessoa amada, podem ser experiências sensuais. É uma forma de permitir que a paixão e a reverência entrem em sua vida.

          Estes trechos da coluna do Eugênuio Mussak na Vida Simples, me fizeram pensar num fenômeno que venho observando com frequência: muitas mulheres acreditam que para conquistar o homem precisam ser sensuais, e que isso significa salto alto,  barriga chapada, seios grandes , bumbum empinado,  zero de celulite, rugas e etc....  e aí vem a negação do corpo e de suas características únicas e começa aquele sofrimento de dietas,  malhação, botox, lipos, silicones e por aí afora... e com tudo isso o tal do príncipe encantado nunca chega!  Muitas vezes acabam ainda atraindo parceiros  incompatíveis ou entrando em relacionamentos destrutivos.  Por que?

     A sensualidade da mulher está na sua postura diante da vida e de si mesma, e não nos pedaços expostos do seu corpo, está na convicção sobre o seu direito à integridade, de ser amada pelo que é. 
    
     Sensualidade é saúde, movimento suave, olhar calmo, sorriso sincero, palavra bem colocada. É o senso de beleza precisa, sem artifício, com cuidado e atenção. É ser poeta da vida, como disse   o escritor James A. Baldwin: " Ser sensual é respeitar e exultar a força da vida, da vida por si só, e estar presente em tudo o que se faz, desde o esforço do amor até a feitura do pão."  

Relaxe Massageando as ...Axilas!
     

     Este é um segredinho que aprendi em minhas aulas de Canto e compartilho com vocês.
    Quando estiver estressada, sentindo-se cansada,  com a respiração curta, pare por cinco minutos e faça esta prática, perceba a  diferença! 
     É muito boa para quem tem dores crônicas nos  ombros, braços e pescoço. 
     Excelente para quem trabalha com a voz, pois ajuda a relaxar as cordas vocais.
    Esta parte do corpo  é geralmente esquecida, vocês não imaginam a quantidade de tensão que acumulamos aí.

1 - Sente-se confortavelmente  numa cadeira de espaldar reto ou apoiando-se numa parede, para manter o alinhamento da coluna. Perceba como está seu corpo e sua respiração.

2 - Eleve o braço esquerdo, dobre-o  e coloque a mão na nuca.

3 - Com a mão direita, massageie a axila esquerda. Primeiro a  parte anterior, desde o ombro descendo até próximo do seio. Respire. Depois massageie a parte posterior do braço descendo para a parte posterior da axila. Respire. Massageie também todo o centro da axila.

4 - A massagem deve ser firme, mas regule a pressão da mão, não é  para doer. Se quiser, pode fazer movimentos de "pegar os músculos", como se fosse  amassar pão.  O centro da axila deve ser massageado com carinho.

5 - Abaixe o braço esquerdo, respire e perceba a diferença entre um lado e outro.

6 - Faça tudo igual  na outra axila.

7 - Respire e aproveite!
               Depois, se quiser, pode cantarolar sua música preferida, afinal "quem canta, seus males espanta!" 


                       O Sorriso Interior

   "Não sorrir é como esquecer de aguar as plantas."

     Esta prática é originária do Taoísmo e faz parte das técnicas do Tai Chi Chuan e do Qi Gong (a pronúncia é Tchi Kun). É indicado para equilíbrio, saúde e longevidade. Limpa as obstruções ao caminho da energia vital. Estas obstruções podem ser causadas por tensões físicas, mentais ou emocionais. Os mestres taoístas dizem que o simples ato de sorrir para os órgãos alivia o trabalho deles. Vamos experimentar o amor, pois o sorriso interior leva o amor para onde você o necessita.  Esta prática pode ser feita deitada ou sentada.
Instruções:
1 -  Acomode-se confortavelmente. Solte o corpo, solte os dentes, a língua, as costas. Respire profundamente 3 vezes.
2 - Feche os olhos e crie mentalmente um sorriso com um pensamento de amor e gratidão.
3 - Comece sorrindo para seus olhos, mantendo sempre o sentimento de amor e gratidão.
4 - Vamos espalhar o sorriso interior por todo o corpo,  a cada respiração leve o sorriso para um órgão. 
5 - Leve o sorriso para toda sua cabeça ,  pescoço, coração, sistema sanguíneo; pulmões, pâncreas, baço, fígado e supra-renais.
6 - Espalhe o sorriso para o estômago, intestinos e reto, engolindo saliva simultaneamente.
7 - Leve o sorriso para as vértebras de sua coluna e para seus rins.
8 - Se você tem um órgão ou parte do corpo doente, concentre-se especialmente agora neste órgão, levando o sorriso, como se ele fosse um filho querido, merecedor de atenção e carinho.
9 - Sinta o sorriso em todo o seu ser. Relaxe.
10 - Após alguns minutos, abra os olhos,  vire-se de lado se estiver deitada, e levante-se lentamente. 



Massagem nos Pés com Bolinhas


     Ótima depois de muito trabalho mental, e para relaxar tensões musculares e dores nas costas. Excelente depois de usar sapatos de saltos altos.  Aumenta nosso contato com o chão e senso de equilíbrio. Bastante simples e pode ser feita em qualquer lugar, basta ter uma bolinha tipo de tênis ou semelhante.
Instruções:
1 - Fique próxima a uma parede ou móvel  para se apoiar caso necessite.
2 - Coloque a bolinha sob um dos pés e simplesmente relaxe todo o peso da perna sobre ela.
3 - Respire profundamente.
4 - Comece a fazer pequenos movimentos rolando a bolinha sob o pé, masssageando toda a sola dos pés.  Apóie-se  com uma mão na parede se precisar manter o equilíbrio.
5 - Relaxe os ombros, a garganta e a língua enquanto massageia os pés. Respire.
6 - Não se esqueça de nenhuma parte do pé: a lateral, o calcanhar, a base dos dedos e o arco dos pés. Se quiser, tente  brincar de agarrar a bolinha com os dedos dos pés.
7 - Não use força excessiva  sobre a bolinha, não é para doer.
8 - Depois de alguns minutos, solte a bolinha e ande um pouco para perceber a diferença.  Qual dos pés tem mais contato com o chão?  Há diferença entre um lado do corpo e o outro?
9 - Repita tudo com o outro pé.
10 - Se puder,  faça um escalda pés em seguida ou tome um banho para relaxar.


4 comentários:

  1. Cristiane!!
    O seu blog é lindo e cheio de informações!
    Hehe, ganhei o meu dia conhecendo o blog de vcs!!
    E adoro essa respiração da árvore maravilhosa e adoro fazê-la!
    Adicionei vcs também no meu blog!!!
    Carinho
    Caren

    ResponderExcluir
  2. Olá Caren!

    Fico feliz que tenha gostado!
    Também acho seu blog ótimo e o recomendo
    às minhas amigas do círculo.
    Quando quiser visitar nosso blog será sempre bem vinda!
    Um abraço
    Cristiane

    ResponderExcluir
  3. Li de "cabo a rabo"...
    É bom relembrar certas atitudes e reforçar outras.
    Estou encantada contigo...
    Obrigada por teres me achado.
    Interessante como as pessoas encontram o que estão mais necessitando,não é?
    Por aqui sei que estou me encontrando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crista!

      Que bom que gostou!
      Estas práticas corporais são simples mas têm um efeito profundo e transformador!
      Obrigada pelo carinho.
      Bjs

      Excluir