Beleza Consciente


Aqui você vai encontrar dicas de beleza e de produtos cruelty-free e ecologicamente corretos.  E também dicas de como descartar e reaproveitar os produtos e as embalagens. 
Como esta página já está bem longa, o post mais recente passará a ficar no topo.


Como Suavizar Pálpebras Inchadas

Um probleminha do qual nenhuma mulher escapa, nem mesmo beldades como a atriz Eva Mendes. 

Basta um resfriado, uma noite mal dormida, um período de estresse ou a TPM e as pálpebras logo denunciam. Nesses casos, alguns cuidados básicos ajudam a suavizar ou mesmo a desaparecer com o inchaço.

Você pode fazer em casa também: uma massagem bem suave ao redor dos olhos e depois vá levando os dedos (e a linfa) na direção das têmporas e mandíbula (onde estão os gânglios linfáticos). Tudo de forma bem delicada.

Depois da massagem aplique esta receitinha maravilhosa de máscara descongestionante de pepino e hidratação profunda com mel, fantástica para as pálpebras e também para a pele do rosto e das mãos.

Lave o rosto com água morna.

Pegue 2 colheres de sopa cheias de mel e vá aplicando em todo o rosto (mas não na área dos olhos) e massageie por alguns minutos. Descanse por 15 minutos e depois retire o mel com uma toalha úmida em água morna. Seque o rosto.

Pegue um pepino gelado e fatiado bem fininho. Coloque as fatias de pepino sobre os olhos e descanse por 20 minutos (se quiser, pode colocar em todo o rosto). Depois retire e lave o rosto, veja a diferença...

O pepino é rico em vitamina C e ácido fólico que ajuda a regenerar as células e descongestiona a pele. O mel é um dos melhores hidratantes naturais.

Para algumas mulheres esse inchaço se torna permanente com o envelhecimento. Nesses casos existe a possibilidade da eletroacupuntura, que estimula o sistema linfático e melhora o tônus da pele. Para quem não gosta de agulhas, a drenagem linfática facial também ajuda muito a suavizar esse problema. 

Você costuma ter pálpebras inchadas? Tem algum cuidado especial? Conte para nós...


Como Suavizar as Olheiras
Imagem: Google

Sim, ninguém escapa delas, nem mesmo as princesas...apesar do corretivo sob a maquiagem, dá para ver que ela está com olheiras.
Esse conhecido escurecimento da pele  abaixo dos olhos costuma ser hereditário e tem duas características: hiperpigmentação da pele (deixando-a mais escura) e/ou alteração dos vasos sanguíneos inchando o local.
Se você tem essa tendência, saiba que elas pioram com estresse, pouco sono, tabagismo, excesso de cafeína e de bebidas alcoólicas, e também no período menstrual.
Para suavizá-las é necessário cuidar bem da alimentação, ingerir muita água para eliminar as toxinas e ter o devido repouso à noite - lembram do sono de beleza?
Existem vários tratamentos para as olheiras, o mais indicado pelos dermatologistas é o laser de luz pulsada, ele atinge os pigmentos que escurecem a pele destruindo-os com o calor.
Mas se preferir um tratamento natural, aqui vão minhas dicas:


Sachês de Chá de Camomila 
Use dois saquinhos para fazer um chá de camomila mais concentrado. Retire os saquinhos (não esprema, deixe-os bem úmidos) e quando esfriarem coloque na geladeira por alguns minutos. 
Deite-se e coloque o os saquinhos fresquinhos nos olhos e deixe por 20 minutos. Relaxe. Depois não enxague, apenas seque. 
Ah! Tome o chá, a camomila tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Aproveite para fazer antes de dormir, você já vai relaxando para ter um bom sono.
Faça 1 ou 2 vezes por semana, com o tempo as olheiras vão clareando. Se fizer durante o dia e for tomar sol, lave o rosto após a aplicação.
Ah! Já ia me esquecendo, não deixe a água do chá ferver, senão as propriedades medicinais da camomila serão perdidas. Isso vale para todos os chás feitos à partir de folhas e/ou flores.


Trouxinhas de Batata
Se você tem um evento e precisa suavizar as olheiras rapidamente, esta dica é ótima. 
Mas para ter efeito duradouro  deve ser feita com freqüência, pelo menos 1 ou 2 vezes por semana. As olheiras e o inchaço vão suavizando.
Descasque uma batata pequena (de preferência orgânica) e coloque-a no freezer por alguns minutos para ficar bem gelada.
Rale a batata no ralador de queijo e coloque-a dentro de duas gazes e feche como trouxinhas. Coloque uma sobre cada olho por 20 minutos. Aproveite para relaxar.
Depois seque e estará pronta para iniciar a maquiagem.
A batata tem vitaminhas C, B e sais minerais que nutrem e melhoram o aspecto da pele. 

Para mim a batata funciona muito bem, experimente e veja qual a melhor receitinha para você. 

Espero que estas dicas tenham sido úteis. Você tem algum cuidado especial para evitar olheiras?


Tinturas para Cabelo

O cuidado amoroso com a existência é mais complexo do que parece, não é apenas cuidar de nós mesmas e dos entes queridos, mas também do planeta e dos demais seres que o habitam.

Não dá para se sentir bonita sabendo que o produto que estamos usando tem um ingrediente oculto tão ruim quanto o sofrimento dos animais. 

Pesquisas recentes mostram que a maioria dos testes realizados em animais não são necessários. Embora a lei que os proíba tenha sido aprovada, ainda não foi implantada, e o Brasil continuará importando os produtos de empresas que o fazem, portanto é necessário atenção.

Não vou descrevê-los aqui, mas já vi quando estava na Faculdade de Medicina, é horrível!  Lá mesmo aprendi que há outros meios eficazes de testar até medicamentos sem a utilização de animais.

Uma das maneiras de pressionar as empresas é não comprando produtos daquelas que ainda continuam com essa prática absurda.

As tinturas para cabelo são os ítens de perfumaria mais vendidos no Brasil, sabiam? 

Não apóio propagandas,  mas acho que as imagens facilitam a identificação dos produtos.


As seguintes marcas não utilizam animais em seus testes:
Esta, além de não testar em animais, usa corantes naturais e não tem metais pesados.

Recentemente descobri a tintura da Amend que também tem uma  linha de tratamento capilar. Experimentei e gostei. O cheiro é um pouco forte, mas a cobertura dos fios brancos é ótima, o cabelo fica sedoso e a cor dura 4 semanas. Ela vem com um tubo de creme condicionador para  ser aplicado uma vez por semana e manter a cor bonita. Quando for escolher a cor, lembre-se que a tonalidade final sempre fica um pouquinho mais escura do que a foto da embalagem.



Eu já usei esta, tem boa fixação, não agride o couro cabeludo e o cabelo fica com brilho. E o fato de ser gel facilita muito a aplicação, não escorre, não faz sujeira…mas ultimamente está difícil de encontrá-la nas perfumarias.


Mas existem outras:

Uso com frequência esta marca e o resultado é ótimo! Ela vem com um óleo de frutas para colocar junto com a tintura que deixa o cabelo macio e vem também com quatro sachês de hidratação para serem usados uma vez por semana, e o cabelo fica com um brilho… Quando for escolher a cor, leve em conta que a cor final vai ficar sempre um pouco mais escura do que está na embalagem.








A Maxton e a Bauty Color são mais leves, não agridem o couro cabeludo e deixam o cabelo bonito. O negócio é ir experimentando e descobrir a que mais agrada.

As informações foram obtidas no site da PEA (lá você pode ver a lista completa e tem acesso para os fabricantes internacionais através do site da PETA). 

Então, vamos consumir de forma consciente e escolher produtos sem crueldade embutida?

Cuidado: para que um produto tenha fixação muito intensa e seja de longa duração (como batons, esmaltes e tinturas) é necessário uso de metais pesados, que são tóxicos para nosso corpo e para o ambiente.

É melhor retocar a maquiagem e a tintura com mais frequência do que ficar doente, não é?


Esmaltes
Vamos dar continuidade a esta série com o segundo ítem mais vendido em perfumarias: Os Esmaltes.

As mulheres adoram esmaltes. Quem é que não gosta de ter cor e brilho nas unhas? Eu, pelo menos, adoro!

Enquanto as autoridades não regulamentam a questão dos testes em animais (que já expliquei aqui), uma forma de pressionar é agir de forma consciente e evitar produtos das empresas que ainda realizam essa prática.
Para descartar corretamente o esmalte velho, despeje o conteúdo em  um papel e após secar, jogue no lixo comum que será encaminhado para um aterro sanitário, onde é feita a impermeabilização do solo visto que esmaltes são tóxicos para o meio ambiente. Nunca jogue na pia ou vaso sanitário, pois pode contaminar a água.

Amigas, eu estou fazendo pinturas em vidro, madeira, papel e plástico usando esmaltes velhos  e ficam lindas! Se o esmalte estiver seco, basta colocar um pouquinho de acetona. Depois, se quiser impermeabilizar, use verniz ou esmalte incolor.

Aprendi também a fazer marmorização de papel e objetos com esmaltes, ficam demais! Tem vários tutoriais no youtube.

E limpar os vidrinhos para descartar no lixo reciclável ou reaproveitar:

No final, os vidrinhos ficam tão lindos que dá até pena de jogar fora...dá para guardar cola, missangas e outras coisinhas. Acho que vou inventar alguma arte com eles!

Tenho preparado óleo de semente de uva, de abacate ou de argan, aromatizado com óleo essencial de lavanda e outros aromas e os acondiciono nesses vidrinhos decorados com fitas e rendinhas. 

Ofereço de lembrançinha para as amigas em festas e outros encontros. Podem ser usados como perfumes (o aroma dura bastante!) ou hidratantes para as mãos e corpo, uma delícia!

Vejam que criatividade! Todo feito com vidros de esmalte!


Então, vamos usar esmaltes sem fazer mal à natureza e dar asas à nossa criatividade?

Faça um Lindo Esmalte com a Sombra que Você Não Usa Mais.
Aquela sombra que você não usa pode ser reaproveitada!
Veja neste vídeo como fazer um lindo esmalte com a sombra  que você não vai mais usar. Eu já fiz, fica ótimo! 
Com uma sombra dá para fazer mais de um vidrinho de esmalte, você pode até presentear as amigas com cores exclusivas.
Dá para fazer também com o blush, fica lindo.



Para saber tudo sobre o uso consciente dos esmaltes, descarte correto e reciclagem dos vidrinhos, clique aqui.


Maquiagem Vencida
Como Descartar e 
o Que Fazer com as embalagens?

A maquiagem é uma companheira das mulheres, pode ser desde aquela companheira inseparável que faz parte do dia a dia, como aquela que convidamos somente para ocasiões especiais…
O fato é que todo mundo tem e muitas vezes acabamos desperdiçando por falta de uso e o produto vence.

E o que fazer? 

Não jogue no vaso sanitário nem na pia, porque elas contém substâncias tóxicas e derivados do petróleo que podem contaminar a água.

Elas devem ser jogadas no lixo doméstico e ser encaminhadas através da coleta urbana para um aterro sanitário pois eles são construídos com várias camadas   de impermeabilização no solo para evitar a contaminação dos lençóis freáticos.

E as embalagens?

Bom, o ideal é comprar só aquilo que você realmente usa e utilizar produtos que têm refil, é muito mais econômico e ecológico.

Mas se a sua não tem refil,  limpe o restinho com um papel e jogue-o no lixo. As embalagens então podem ser lavadas e encaminhadas para a reciclagem.

Eu costumo reaproveitar as embalagens: uso potinhos e aquelas bandejinhas de sombras com divisórias para guardar botões, colchetes,  missangas e materiais para bijoux, alfinetes e outras coisinhas para minhas artes.

E ainda as acondiciono dentro de uma caixa maior criando compartimentos para organizar brincos, pulseiras, colares e etc…

Amigas, nossa leitora Débora deu dicas incríveis para utilizar a maquiagem vencida transformando-a em tintas para fazer arte e artesanato. E podem ser utilizadas em papel, madeira, plástico...Depois para impermeabilizar, pode-se usar verniz à base de água ou esmalte incolor.

Use a  sua criatividade….
Se tiver algum uso criativo das embalagens de maquiagem conte para nós!

Diga Não aos Cosméticos Testados em Animais. Clique aqui para ver a lista de fabricantes nacionais de produtos cruelty-free. Se prefere produtos importados, clique aqui.

Agora, se você quer usar maquiagem com ingredientes 100% naturais e orgânicos, sem parabenos nem metais pesados, conheça estes produtos, e também tem esta loja aqui.

Se quiser fazer um lindo esmalte com a sombra, blush, ou pó facial que você não vai mais usar, clique aqui. Fica ótimo!

Como Salvar Sua Maquiagem?
Quando uma embalagem cai e a maquiagem quebra ou esfarela, a gente acaba descartando e comprando uma nova. 

Sabia que dá para salvar quase todos os itens de maquiagem?

Desde sombras, bases, pós compactos e batons quebrados, delineador que está ressecado, rímel que está acabando…para tudo tem um jeitinho bem interessante para que possamos tirar o máximo proveito dos produtos e evitar o desperdício pois afinal, além de bonitas, somos mulheres inteligentes e conscientes, não é?

Para recuperar sombras, bases, pós e etc…é muito simples:

Primeiro lave bem  as mãos. 

1 - Coloque a maquiagem quebrada num recipiente de vidro ou louça e adicione algumas gotinhas de álcool líquido. 

2 - Misture com uma colherzinha de café até formar uma pastinha, se precisar adicione mais umas gotinhas de álcool.

3 - Coloque a pastinha de volta na embalagem original e molde-a no formato com o auxílio da colherzinha ou espátula.

4 - Para deixar a superfície lisinha, pressione-a usando um  pedaço de plástico.

Deixe secar (o álcool evapora rápido), e ela estará como nova! 

Assim você fica feliz com sua maquiagem favorita de volta e evita desperdício.

A maquiagem venceu?  Então clique aqui para saber como descartar corretamente e reciclar as embalagens.

Se você quer maquiagem com ingredientes 100% naturais e orgânicos, sem parabenos nem metais pesados, conheça estes produtos, e também tem esta loja aqui.

Gostou? Em breve vou mostrar como recuperar os outros ítens.


Você Conhece os Parabenos?

Os Parabenos são uma família de produtos químicos que agem como bactericidas e fungicidas, utilizados como conservantes pela indústria de alimentos, cosméticos  e medicamentos.

Eles pertencem à classe dos ésteres, e os mais comuns são:  metilparabeno, propilparabeno e o butilparabeno.

A questão polêmica que envolve estes produtos é uma provável associação entre seu uso e a ocorrência de câncer (principalmente o de mama).  Já existem alguns estudos que parecem mostrar esta associação, mas a Organização Mundial de Saúde disse que ainda não há provas cabais para proibi-lo.

Mas também existe uma forte pressão das empresas para continuar seu uso, visto que eles são conservantes de baixo custo.

O que já está provado é que causam alergia cutânea e o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos. 

Muitas pessoas têm alergias e problemas de pele,  ficam trocando a marca dos produtos sem melhora, por não saber que a presença destes ingredientes pode ser a causa.

Não é um paradoxo, você comprar um cosmético caríssimo e ele ter um ingrediente que causa o envelhecimento precoce da pele?

A  recomendação atual é que na dúvida, se possível evitemos consumir alimentos e cosméticos que incluam esse ingrediente.  

Basta olhar na lista de ingredientes no rótulo da embalagem. Algumas empresas já estampam o selinho “sem parabenos” ou “sem derivados de petróleo” em seus produtos. 

Vou mostrar algumas empresas que são conhecidas por não utilizar estes ingredientes. Não ganho nada com propaganda, tá? Vou falar do que uso e conheço.


Maravilhosa, tradicionalíssima, todos os ingredientes são orgânicos. O preço de alguns produtos não é muito acessível mas duram muito.



Uma das marcas que utilizo, os produtos são excelentes e o preço mais acessível. Tem toda a linha de cuidados corporais, faciais e cabelos. Os aromas são incríveis!



Esta marca é uma das que utilizo também, tem toda linha de higiene oral, corporal, cabelos... e o meu creme dental favorito é o de própolis verde e clorofila. 

Alva Cosmeticos

Um dos melhores fabricantes de maquiagens do mundo, somente com ingredientes naturais e orgânicos. De origem alemã, agora já produzidas também no Brasil. Comparando com outras maquiagens famosas e que não são saudáveis, o preço é justo.


Surya  
Geralmente as pessoas conhecem apenas a Henna desta marca, mas tem uma linha completa de ótimos produtos  para o cuidado com os cabelos e corpo, os preços são muito acessíveis. 



Desta linha só experimentei o shampoo e o condicionador até o momento e são maravilhosos…Com ingredientes específicos para cada tipo de cabelo. O preço é bom e duram bastante porque são concentrados. Os aromas também são deliciosos!


Linha de cosméticos de origem japonesa agora no Brasil, vale à pena experimentar, os produtos são excelentes.

Esta empresa faz produtos para cabelo para uso profissional em salões de beleza. Mas também podem ser usados em casa. Livres de derivados de petróleo.

Kapeh em maia quer dizer Café. Todos os produtos tem este ingrediente em sua composição, além de outros ingredientes naturais. Esta linha eu ainda não usei, mas algumas amigas que já utilizaram elogiaram.


Toda linha de produtos para cuidados corporais com ingredientes naturais e preocupação com a sustentabilidade. Esta também ainda não utilizei, mas tive ótimas referências.




Como Salvar um Batom Quebrado

Se o batom quebrou, o que fazer? Jogar fora e comprar um novo?  Nada disso…vamos salvá-lo! É muito fácil:

1 - Aqueça água num recipiente e com o vapor quente aqueça a base do batom  até dar uma amolecida.
Imagem Google

2 - Junte as duas partes e pressione bem, até preencher todo o espaço da base. Não faz mal se transbordar um pouquinho, porque depois você vai limpar com o cotonete.
Imagem Google

3 - Coloque na geladeira por duas horas.

4 - Tá dá! Seu batom está novinho!
Imagem Google


Eu já testei e ficou ótimo! 




Era Uma Vez o Batom Velho que Virou Gloss...

Vamos continuar cuidando amorosamente de nós mesmas e do planeta.

O que fazer com os batons que estão no final ou que estão secos? Vai jogar tudo fora? 
De jeito nenhum! Vamos transformá-los em um gloss. 

É muito fácil:

1 - Peque um potinho limpo e desinfete-o com álcool (aproveite para reciclar os potinhos de maquiagem ou cremes). Raspe com um palito os restos dos batons e coloque no potinho. 

2 - Leve ao microondas por 30 segundos. Se não derreteu totalmente, coloque mais 15 segundos. Se você não tiver microondas, leve-o ao banho-maria até ficar molinho.


3 - Misture bem. Você pode despejar num porta comprimidos, para fazer uma paleta de batons ou deixar no próprio potinho.



4 - Use um pincel para aplicá-lo. Dura muito tempo…
Todas as Imagens: Google


Você pode criar cores novas à partir das combinações dos restos de batom! Não é legal?

E não esqueça: Quando for comprar batons, só de empresas amigas dos animais e do meio ambiente.


Como Salvar a Base  Que Está no Finalzinho?


A Base está no finalzinho ou então ficou meio durinha, vamos aproveitar?
É fácil, acrescente algumas gotinhas de creme  hidratante   facial e misture bem. 
Pronto, ainda vai durar um bom tempo...

(Imagens Google)

 Sua pele vai ficar hidratada e homogênea. 
E você evita o desperdício!


Como Recuperar o Delineador que Secou?

Seu lápis delineador está ressecado? 
É fácil recuperar, basta aquecê-lo no microondas por 30 segundos; se não tiver microondas aproxime a ponta do lápis da chama de uma vela (não encoste o lápis no fogo).
Ele vai ficar macio e fácil de aplicar!

Seu lápis quebra todas as vezes que você vai apontá-lo?
Fácil de resolver também! É só colocá-lo por cerca de 20 minutos no freezer (ou no congelador) antes de apontar. 

Para evitar desperdício do seu dinheiro e dos recursos naturais, compre apenas o que realmente vai utilizar. 

E lembre-se: ao comprar, escolha produtos de empresas  amigas dos animais e do planeta.


Como Salvar o Rímel que Secou ou Está no Final?
Estas Dicas Servem Para o Delineador Líquido Também

(Imagem Google)

Você  não usa maquiagem todo dia, e quando vai pegar o rímel….está seco!
O que fazer? Jogar fora? Não….vamos recuperá-lo! Desde que esteja dentro do prazo de validade...

Se o rímel não for à prova d’água, basta pingar umas gotinhas de soro fisiológico e misturar bem. Pronto! Vai durar um bom tempo…

Se o rímel for à prova d’água, pingue umas gotinhas de creme  hidratante na escovinha e insira dentro do frasco de rímel. Misture bem. Está salvo!

Uma dica que ajuda bastante é colocar o tubo de molho em água quente por alguns minutos e depois misturar, fica ótimo! Faça isso de vez em quando e ele vai durar muito mais e fica bem mais fácil de aplicar, sem gruminhos.


Pinterest


Quando o rímel acabar, não joque o pincel fora, ele pode virar uma escova para sombrancelhas.

Para o seu rímel não secar,  alguns cuidados: 
1 - Quando for aplicar, não faça movimentos de vai e vem isso faz com que entre ar no frasco, Faça movimentos circulares para pegar o produto sem fazer o ar entrar.
2 - Limpe sempre o excesso de produto que ficou na borda do frasco antes de tampá-lo. 

Todas estas dicas valem para o delineador líquido também.

Lembre-se: quando for comprar, escolha produtos de empresas amigas dos animais e do planeta.



Caixinhas de Fio Dental
O Que Fazer Com Elas?

As embalagens de fio dental fazem parte de nossa vida, são tão bonitas e resistentes, o que fazer com elas? Mandá-las para o lixo? 

De jeito nenhum…Vamos reciclá-las! 

É muito fácil. Basta retirar o rótulo. De algumas marcas sai facilmente, mas outras (como a Johnson) a cola não sai com nada. Então a saída é colar sobre o rótulo uma figura de papel ou um pedacinho de tecido, como fiz com estas da foto.

Dependendo do que for guardar, retire a parte interna do carretel e cortador de fio dental, sai muito fácil.

Mas se você não for “arteira” como eu e não quiser enfeitar, pode simplesmente identificar o conteúdo da caixinha com caneta permanente. Deixei uma ao natural, como você pode ver na foto acima, ela é transparente  e o conteúdo fica visível.

Os usos são infinitos: botões, comprimidos, clipes de papel, alfinetes, missangas, colchetes, elásticos, grampos, lantejoulas…

Aqueles restinhos de linha de crochê ou de bordado  que embaraçam e se misturam, você pode acondicionar dentro da caixinha. É difícil enrolar no carretel do fio dental, eu preferi retirar o carretel e simplesmente colocar a bolinha ou meada na caixinha e manter o cortador, é bem prático!

Também uso essas caixinhas para levar colares e brincos  quando viajo.

Fiz vários mini kits de costura para presentear as mulheres da família (sempre levo um na bolsa), coloquei uma agulha espetada em um coraçãozinho de feltro, alguns botões e um pouquinho de linha branca, bege e preta enroladas em um pedacinho de papel cartão colorido. Enfeitei as caixinhas com rendas e fitas, ficaram lindas. Elas adoraram!

Depois que comecei a reutilizar as caixinhas percebi a diversidade de tamanhos, cores e formatos das diferentes marcas  e as idéias começaram a surgir…

Dar novos usos a coisas do cotidiano,  aproveitar os recursos de que dispomos  com criatividade fazem parte do cuidado amoroso com a existência.

Gostou da idéia? Você costuma reutilizar essas embalagens?


5 comentários:

  1. Amei, e vou praticar. So penso em reciclar as embalagens pois geralmente sao lindas. Parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Que tal usar para guardar agulhas ou alfinetes. Foi o que me lembrei de repente mas de certeza há por aí meninas com outras ideias. Nota que a embalagem seja das que fecha bem de contrário não vai dar.

      Júlia Albuquerque Vieira

      Excluir