Maquiagem Vencida - Como descartar e o que fazer com as embalagens?

A maquiagem é uma companheira das mulheres, pode ser desde aquela companheira inseparável que faz parte do dia a dia, como aquela que convidamos somente para ocasiões especiais…

O fato é que todo mundo tem e muitas vezes acabamos desperdiçando por falta de uso e o produto vence.

E o que fazer? 

Não jogue no vaso sanitário nem na pia, porque elas contém substâncias tóxicas e derivados do petróleo que podem contaminar a água.

Elas devem ser jogadas no lixo doméstico e ser encaminhadas através da coleta urbana para um aterro sanitário pois eles são construídos com várias camadas   de impermeabilização no solo para evitar a contaminação dos lençóis freáticos.

E as embalagens?

Bom, o ideal é comprar só aquilo que você realmente usa e utilizar produtos que têm refil, é muito mais econômico e ecológico.

Mas se a sua não tem refil,  limpe o restinho com um papel e jogue-o no lixo. As embalagens então podem ser lavadas e encaminhadas para a reciclagem.

Eu costumo reaproveitar as embalagens: uso potinhos e aquelas bandejinhas de sombras com divisórias para guardar botões, colchetes,  missangas e materiais para bijoux, alfinetes e outras coisinhas para minhas artes.

E ainda as acondiciono dentro de uma caixa maior criando compartimentos para organizar brincos, pulseiras, colares e etc…

Amigas, a nossa leitora Débora S. G. deu dicas incríveis para reaproveitar a maquiagem vencida em trabalhos com artes e artesanato e também dicas para as embalagens, leia nos comentários abaixo. Obrigada Débora!

Use a  sua criatividade….
Se tiver algum uso criativo das embalagens de maquiagem conte para nós!

Diga Não aos Cosméticos Testados em Animais. Clique aqui para ver a lista de fabricantes nacionais de produtos cruelty-free. Se prefere produtos importados, clique aqui.

Agora, se você quer usar maquiagem com ingredientes 100% naturais e orgânicos, sem parabenos nem metais pesados, conheça estes produtos, e também tem esta loja aqui.

Se quiser fazer um lindo esmalte com a sombra, blush, ou pó facial que você não vai mais usar, clique aqui. Fica ótimo!





12 comentários:

  1. Cris, que maravilhosa a linha natural de cosméticos!!!
    Vou aderir, gostei muito da ideia, muito bacana, onde descobriu?
    E sobre o descarte e reciclagem...obrigada pelas dicas!
    Sempre uma alento seus posts.
    Grata.
    Eliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliz, fico muito feliz por saber que gostou!
      Descobri essas maquiagens naturais garimpando na internet….Pois só uso produtos sem química e cruelty-free. Vale à pena.
      Bjs

      Excluir
  2. Estava esquecendo de comentar com você. Misturei algumas sombras já vencidas e outras mais antigas com esmaltes clarinhos e ficou perfeito. Aproveitei que estava com minhas sobrinhas, e juntas criamos nossas próprias cores. Elas amaram, inclusive já estavam ensinando as amiguinhas.

    Beijos Cris,
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que delícia ter esse retorno Denise, saber que o post está dando frutos….
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    Amo maquiagem e acredite raramente elas vencem rssss eu acabo com elas!
    Obrigada pela dica sobre a melhor forma de descartar e essa lista é muito importante, bem como a dica que você deu lá no blog, Loreal está descartado não compro mais!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Minha maquiagem vence e eu ficava realmente sem saber o que fazer, boa dica essa sua. Batom eu gasto não fico sem mas o resto.... uso um dia e fica na gaveta 1 mês, é assim!
    Cristiane a historia de vida da indiana Sonabai Rajawar é de arrepiar, admirar e penetrar que lição a dessa mulher, já li não sei quantas vezes , vou salvar para pode contar.
    Beijão em vc e um belíssimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristiane,

    Que legal as dicas! Já repassei para as filhas e amigas. Reaproveitar as embalagens é uma ótima solução, além de diminuir o lixo e economizar, a reciclagem estimula a criatividade.
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Querida Cristiane
    Recebi a tua mensagem e espero que agora você esteja bem!
    Excelentes dicas, adorei!
    Também digo não a cosméticos testados em animais!
    Te desejo um fim de semana cheio de muita paz.
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post. Também sou totalmente a favor de usar somente produtos livres de crueldade e de reaproveitar as embalagens sempre que possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Cris,

    Parabéns pela postagem!! Realmente, uma boa lembrança, é raro uma make minha ficar velha, pois tenho poucas e uso muito, mas terei mais esse uso consciente, principalmente avisar minha filha, que joga muita make fora, porque já passou da moda e tal!! Muito, muito bom saber.
    Bjos, sua linda e um maravilhoso final de semana.
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  10. Os espelhinhos podem ser utilizados em porta celular, carteiras, artesanatos, porta lápis, porta retratos, basta usar a imaginação. As caixinhas, estando bem lavadas e higienizadas dá para por comprimidos. Já a maquiagem vencida, estou testando fazer pinturas utilizando pincéis, mas ainda estou em fase de teste. Por enquanto não misturo ingredientes cremosos com secos. Mas tenho conseguido fazer pinturas bonitas. Depois de acabar a pintura, jogo verniz em spray. Depois pode ser plastificada a pintura e virar quadros, capas de cadernos, agendas, livros e o que quiser. Estou testando antes de jogar o verniz, jogar spray do tipo lisoform ou de qualquer outra marca que desinfete, afinal, são produtos vencidos. Depois então joga-se o verniz spray fosco ou brilhante. Importante: se for fazer estas pinturas, evite passar o dedo direto, pois, pode entrar na pele. Use uma dedeira de silicone e também pincéis de artesanato. Procure não aspirar o produto, portanto, não respire muito perto quando estiver fazendo suas obras de arte de maquiagem. Pode por uma máscara no nariz. Para esmaltes velhos também dá para utilizá-los misturando acetona para os que estiverem endurecidos. Então é isso. Faça o teste e conte para nós. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Débora, que maravilha! Obrigada pela partilha! Vou testar suas dicas também! e incuir no post. Abraço.

      Excluir