Curso Eros e Psique


Aqui você verá um pequeno resumo do curso dedicado a esta linda história da Mitologia Grega, que trata do caminho do desenvolvimento da consciência humana, e mais especificamente, da jornada feminina. 

Um trabalho poético, delicado e profundo, do qual as mulheres saem revigoradas. Neste curso não há tarefas para fazer em casa.

Para mais informações clique aqui.


Primeiro Encontro
Primeira Tarefa de Psique - A Separação das Sementes
      Neste encontro iniciamos nossa Roda de Conversas contando o Mito através do lindo livro de Angela Lago - Psiquê (veja resenha na página Livros). Suas lindas ilustrações nos levam para um mundo de sonhos e fantasia.  Conversamos sobre alguns aspectos simbólicos da história e sua correlação com nossa vida atual. Depois nos detivemos na simbologia da primeira tarefa: A separação das sementes.
     Esta tarefa nos ensina a olhar para o caos interior e realizar a ordenação, a reunião dos diferentes aspectos de nossa personalidade. Esta tarefa somente pode ser concluída com a ajuda das formigas, que representam a vida instintiva e o sistema nervoso vegetativo (uma vez que os insetos não têm sistema nervoso central), também aponta para o grande empenho necessário  para o sucesso da tarefa.
     O Sistema Nervoso Vegetativo é responsável pelo controle da homeostase interna, ou seja, das funções automáticas que não dependem da vontade, como os batimentos cardíacos, a respiração, a temperatura corporal, a pressão arterial, a secreção de hormônios e  outras substâncias.  Ele se divide em dois : O Simpático (que nos prepara para uma reação de luta ou fuga, para enfrentar o estresse) e o Parasimpático ( que nos desacelera e relaxa). O estresse da vida moderna estimula demais o Simpático, causando desequilíbrio, podendo levar a doenças físicas e psíquicas. 
     Passamos  então ao trabalho corporal, dedicando-nos especificamente ao equilíbrio do Sistema Nervoso Vegetativo (simpático e parasimpático). Afinal, nossas formiguinhas internas precisam estar bem para poder nos ajudar. Trabalhamos em duplas realizando uma vivência bastante delicada com massagem de zonas reflexas, onde existem terminações nervosas de vários órgãos e também do sistema nervoso vegetativo. Esta vivência gerou uma sensação de desaceleração, centramento e relaxamento.  Finalizamos o trabalho corporal com uma experiência com o Qi Gong - uma sequência de equilíbrio da respiração do Mestre Zhang Guang De.
     Passamos então ao nosso Momento de Arte, ou nosso Pic-Nic Artístico. Através da  vivência artística podemos expressar e dar forma para  sensações,  impressões e sentimentos que emergiram com o trabalho corporal. Realizamos um trabalho de Pintura e Colagem com Sementes que resultou em obras lindas que vocês podem ver na página Fotos. Finalizamos com a Mandala Viva em Pé e delicioso lanche.



Segundo Encontro
Segunda Tarefa de Psique - A Lã dos Carneiros de Fogo


     Iniciamos nossa Roda de Conversas  retomando alguns aspectos simbólicos do mito e comentando sobre os efeitos da primeira tarefa, realizada em Agosto. Passamos então a explorar a simbologia da segunda tarefa: recolher a lã de ouro dos carneiros ferozes.  Falamos sobre a ligação simbólica dos carneiros com o sol e o fogo, sobre o excesso de lucidez, que pode ser destrutiva,  assim como uma luz muito forte que pode nos cegar. Precisamos do contraste de luz e sombra para poder perceber o ambiente. Abordamos também outras questões, como:  qual é o ouro que precisamos obter? qual o significado da voz dos caniços que orientam Psiquê? qual o significado da espera? Numa era do fazer frenético, qual é o papel do não-fazer?
    Passamos então ao momento de integração físio-psíquica tentando vivenciar estas questões por uma linguagem não verbal. Realizamos uma série de trabalhos integrativos nos quais o segredo era não fazer,  não interferir, e deixar o corpo se ajustar às mudanças como o alongamento passivo da coluna pelo método Mezières, a estruturação do eixo entre os ísquios e o topo da cabeça através de uma vivência da eutonia e finalizando com a respiração embriônica (veja o passo a passo na página Mente e Corpo)que conduz a um relaxamento e silêncio interior, funcionando como prática meditativa. 
     No momento de arte, utilizamos o elemento fogo para criar. Realizamos pinturas com giz de cera aquecido na chama de uma vela. foi um momento de muita descontração e diversão e o resultado foi surpreendente (veja as fotos em Nossa Galeria).
       Finalizamos com o círculo no jardim sentindo aquele solzinho gostoso!


Terceiro Encontro
Terceira Tarefa de Psique - O Jarro das Águas do Estige

     Iniciamos nossa Roda de Conversas em torno das experiências de cada uma com os trabalhos de grupo e  pudemos compartilhar muitos sentimentos sobre a vida, a finitude, a busca de sentido.  Senti um grande senso de comunhão entre todas.
      Passamos então a explorar os significados da Terceira Tarefa de Psique em nossas vidas: Buscar um Jarro com as águas odiosas do Rio Estige. Conversamos muito sobre as gradações dos sentimentos de raiva até ódio. Sobre os efeitos da repressão ou negação destes sentimentos e  de que forma podemos lidar com eles. Discutimos os aspectos simbólicos do jarro que contém uma pequena porção da água e da águia que realiza a tarefa para Psiquê. 
      Foi uma conversa tão rica,  com exemplos do cotidiano e com um compartilhamento de experiências tão profundo que seria impossível expressar aqui.
       Depois passamos à vivência corporal com práticas para nos ajudar a lidar com a raiva, práticas derivadas do Yoga e da bioenergética. Para eliminação de raiva e dissolver  os pontos de tensão onde ela se aloja no corpo. Fomos partindo da purificação dos chakras básicos e subindo até o sexto chakra. Finalizamos com uma vivência em duplas com tapotagem, que teve um efeito muito relaxante e revigorante.
      Passamos para o nosso momento de expressão com técnicas ligadas à água. Lápis de Cor e canetinhas aquareláveis, onde pudemos experimentar as características deste elemento (veja na página Fotos). Todas puderam compartilhar suas percepções e sentimentos com o grupo.
    Finalizamos com o círculo no jardim e nosso lanche.


Quarta Tarefa e Apoteose de Psique
O Segredo da Beleza de Perséfone

    Iniciamos nossa Roda de Conversas    fazendo uma pequena retrospectiva da trajetória até aqui e partimos para a quarta tarefa: Buscar o Segredo de Beleza de Perséfone no Hades.    Conversamos sobre os seguintes temas: que beleza é essa que vai além do físico (Vênus) e do psíquico (Psique)?  Qual o papel da Torre que dá instruções precisas para a descida de Psique ao Reino dos Mortos? Por que Psique abriu a caixinha? Qual é o significado do encontro dos amantes? O que é Volúpia e como convidá-la para nossa vida? Como atingir o estado de lentidão necessário para o processo?
A conversa foi longa e  com muita troca entre todas. Terminamos esta fase ouvindo o belíssimo poema Eros e Psique de Fernando Pessoa, na voz de Maria Betânia (procure na lista de postagens antigas).
    Passamos então às vivências corporais trabalhando bastante a respiração,  a coluna vertebral e depois um exercício que envolve todos os músculos e articulações do corpo, o olhar e a concentração (nós o chamamos de exercício do entregador de pizza).  Utilizamos as técnicas do Qi Gong. Seguimos com a vivência com o  espelho, onde pudemos experimentar o olhar para si e para os outros, aprofundando progressivamente as etapas de percepção.
     Depois pudemos expressar nossos  sentimentos e imagens interiores através da arte. Trabalhamos com colagem com diversos materiais. O resultado foi surpreendente e está em Nossa Galeria .
     Finalizamos com uma dança grega em roda, afinal terminamos um ciclo de estudos e vivências do mito da Grécia antiga. Foi muito animado!  Depois fomos para nosso brunch, porque ninguém é de ferro, não é?

Até a próxima turma! 

Para ver a agenda e mais informações, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário