Sabedoria Chinesa Para A Saúde Da Mulher

Sabedoria Chinesa Para a Saúde da Mulher
Dra. Xiaolan Zhao
Ed. Nova Era

Este livro foi indicado por uma seguidora do blog, a querida Regiane do Ateliê SiricuticoUma delícia de leitura! 

A Dra. Xiaolan vai apresentando a medicina chinesa junto com as histórias de sua vida e de suas pacientes. Assim fica muito mais fácil compreender, pois o livro é para todas as mulheres.

Ela dá dicas ótimas de alimentação, automassagem, ervas, exercícios, meditações e vários cuidados que tornam a vida das mulheres mais harmoniosa e saudável.

O Livro é dividido em Seções para cada tema, com os nomes chineses que são bem poéticos: Água Celestial para a Menstruação, Nutrindo o Fruto para a Gestação, Mês de Ouro para o pós parto e Segunda Primavera para a Menopausa.

Ela também trata de um tema pouco explorado na medicina ocidental: os cuidados com a mulher que teve sua gestação interrompida. 

Ela mesma perdeu seu primeiro bebê no início da gestação e à partir daí passou a ter um cuidado especial com as mulheres que passaram por isso. Neste capítulo ela dá dicas preciosas.

O primeiro capítulo é uma introdução aos conceitos da medicina chinesa. Se você achar difícil, não se preocupe, nos capítulos seguintes ela vai explicando tudo de uma forma muito fácil e gostosa de ler, falando de sua própria vida e das situações vividas pelas pacientes.

Só tenho uma ressalva: ela dá algumas receitas muito antigas de caldos revitalizantes usando carnes e ossos. Hoje sabemos que podem ser feitos com outros ingredientes que os substituem perfeitamente sem matar animais. A quinoa, o milho ou o amaranto ao invés da carne; e ao invés dos ossos utilizamos a casca de ovo moída.

Mas isso não diminui o valor do livro. Aprendi coisas bem interessantes e práticas, muito obrigada Re!
Recomendo a todas!



11 comentários:

  1. Olá Cristiane,

    Deve ser um livro bem interessante, gosto da relação que o chinês tem com a saúde, a alimentação e o bem estar, os três temas estão unidos. O alimento deve ser bom para o corpo e o bem estar, eles sabem qual deve ser consumido em determinada situação ou estação, isso é aprendido desde cedo e naturalmente, como se aprende a comer com os "pauszinhos" rs. Gostaria de ter aprendido mais com eles.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Uma boa dica, aliás, mais uma boa por aqui! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Gratidão pela indicação Dra. Cristiane!
    Felizes dias, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  4. Deve ser um livro muito interessante!
    Obrigada pela dica Cris, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris Amada... sabia que você iria gostar. Dei de presente para duas amigas bruxas e elas estão amando. Fiquei encantada com o jeito poético que a Autora tratou cada fase da mulher. Sim, no princípio achei a leitura um tanto complicado, mas continuando a leitura ela explica cada fase de forma simples e objetiva. Sem falar que no final de cada capítulo tem um pequeno resumo. Fiquei feliz por ter gostado da dia. Um ótimo final de semana. Abençoada seja!!!! Com carinho da fã Rê ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi! Você sabe me informar se existe em Belo Horizonte algum grupo Mulheres em Círculo, confiável? Depois que me aposentei como professora comecei a me interessar pelo "eu feminino" e acho que seria interessante participar de um grupo de estudos. Gratidão.

    ResponderExcluir
  7. O grupo de vocês quando recebe mulheres de outras cidades e estados faz um trabalho virtual? Os é só aqui no blog mesmo com os textos? Gratidão.

    ResponderExcluir
  8. Que ótima dica de livro!! adoro explorar esses temas de uma medicina mais holistica, mais metafísica.

    Obrigada pela indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Apreciei muito a indicação deste livro, obrigado Cris.

    ResponderExcluir