Em Paz Com a TPM - Medicina Chinesa - Parte 2


Lembrete do post anterior: Para a Medicina Chinesa, os sintomas da TPM originam-se de uma desarmonia primária do Fígado causando principalmente a irritação característica dessa fase. 


Se essa desarmonia persistir, acabará afetando outros órgãos também.

Se tiver os sintomas de algum órgão específico que vou descrever logo a seguir, siga sempre as orientações para cuidar do fígado que postei aqui e acrescente as dicas referentes aos sintomas que você tem. Ok?

Inchaço corporal e/ou mamas doloridas
É sinal que baço e rins não estão conseguindo eliminar a umidade. Evite alimentos que aumentam a umidade do corpo segundo a Medicina Chinesa: leite e derivados e sal.

Para eliminar os líquidos e evitar retenção tome muito chá de Carqueja à partir da ovulação e até menstruar. A carqueja harmoniza o baço e os rins.


Melancolia
Se a melancolia for predominante na sua TPM, é sinal de que o pulmão também foi afetado. Para harmonizá-lo siga as orientações dietéticas para o fígado e inclua na sua dieta alimentos picantes como nabo e rabanetes. 

Beba muito chá de Gengibre desde a ovulação até menstruar. O gengibre purifica e harmoniza toda a energia do corpo, principalmente rins e pulmões.


Comer Doces e Chocolate
Se tiver muito desejo de comer doces, isso indica desarmonia do rim e baço. Para tonificá-los coma algas, broto de feijão, brotos de bambu, soja, cogumelos e raízes como mandioca, inhame, cará.

Tome muitos líquidos e Chá de Gengibre desde a ovulação até menstruar.


Do In ou Acupressura


Aperte esse ponto em ambas as pernas e pressione por um minuto (usando os polegares), finalize com uma massagem suave. Faça diariamente ao acordar e ao dormir, desde a ovulação até menstruar.

Este ponto é o Baço 6 que junto com o Fígado 3 (que mostrei  no post anterior) ajuda  muito a harmonizar e aliviar a TPM. 

Comece sempre pelo ponto do Fígado e depois vá para o do Baço.

Espero que estas dicas sejam úteis.

Se quiser ver todos os posts desta série, clique aqui.

Nos próximos posts da série vamos falar sobre Florais, Aromaterapia, Reflexologia, Homeopatia, Qi Gong e Jyn Shin Jyutsu.

Aguardem!



4 comentários:

  1. Sempre temas interessantes com ótimas dicas, práticas, simples! bjs, ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Mais um post para passar para a filhota. Eu tive menopausa induzida devido ao CA.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas amiga, com certeza bem úteis!
    Tenha um linda semana Cris, bjus!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Cris por essas postagens que vieram somar. Deixei de tomar anticoncepcional há uns três meses e parece que quando existe aceitação as coisas ficam um pouco mais leve e com essas dicas ficaram ainda melhores hehehehehe. Tenho tido mais paciência em lidar comigo nesse período, tenho lido muito e isso tem feito bem. Um tempo para me cuidar de forma mais natural... sem revoltas hehehehe. Conhecimento é tudo. Mais uma vez obrigada. Namastê. Rê.

    ResponderExcluir