Segunda Sem Carne: Beringela Crocante


Como prometi a vocês, as dicas e as receitinhas para quem quer experimentar refeições sem carne,  e escolhi a beringela pois além de ser fonte de proteínas é muito versátil! Vou mostrar também um segredinho para que elas fiquem sempre sequinhas e crocantes.

Além de ser fonte de proteínas tem outros nutrientes essenciais: vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibra solúvel. A niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. 

Poucas pessoas sabem que ela é um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético.  
A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como é rica em fibras, auxilia a evitar a prisão de ventre. 

Beringela é tudo de bom! Então aqui vai uma receitinha bem fácil e deliciosa: Beringela Crocante, olha só que delícia...

Ingredientes: (para duas pessoas)

1 Beringela grande e firme
1 ovo
sal e pimenta do  reino à gosto
farinha de rosca para empanar
queijo ralado à gosto
óleo para fritar

Modo de Fazer

Lave e seque a beringela. Corte em fatias de mais ou menos meio centímetro de espessura, polvilhe com sal e pimenta do reino e deixe marinando por 20 minutos.

Nesses 20 minutinhos de espera, você pode preparar aquela salada caprichada para o acompanhamento, e terá uma refeição balanceada e completa. Sacia até as mais famintas.

O segredo da crocância
Não cortar fatias grossas e nunca, jamais, colocar as beringelas de molho na água! A maioria das pessoas coloca as beringelas cortadas de molho na água com sal, e isso é fatal, as beringelas vão ficar molengas e enxarcadas de óleo.
Durante o tempo em que ficou marinando, ela solta bastante água. Pegue duas ou três toalhas de papel e seque as beringelas, eu vou colocando três ou quatro fatias de cada vez nas toalhinhas e secando, é bem rápido.
O segredo é elas estarem bem sequinhas ao serem empanadas.

Bata o ovo com uma pitada de sal e reserve. Coloque um pouco de farinha de rosca (3/4 de uma xícara de chá) num prato raso, acrescente uma pitada de pimenta do reino e meio pacotinho de queijo ralado e misture bem. Se você quiser mais crocante ainda, coloque o pacotinho inteiro (fica demais!).

Empane no ovo e na mistura de farinha de rosca e queijo e frite em óleo quente. Retire quando estiverem douradas e coloque para escorrer. Sirva imediatamente, o sabor é incrível!

Você pode usá-las também como entrada ou acompanhamento de outros pratos, fica divina com arroz e feijão e uma saladinha, também acompanha muito bem aquela macarronada de domingo, ou numa versão mais light com uma bela salada. 

Pulo do gato
Tome um copo de limonada às refeições (adoçada com sucralose fica com zero calorias), pois o limão tem inúmeras propriedades medicinais, aumenta a absorção dos nutrientes essenciais e reduz a absorção de gorduras. Além disso, ele reduz o desejo de comer doces após as refeições…Essa é uma dica de mãe, hein…

Para saber mais sobre o Segunda sem Carne clique na figura na barra lateral do blog.

Espero que  desfrutem, digam se gostaram das dicas e até a próxima



16 comentários:

  1. Oi querida Cris!!
    Que saudades!!
    E já digo logo, adoro muito beringela!! Faço aqui desse jeito que ensinou mas não sabia dessas propriedades todas!!
    Vou fazer mais sucos e usá-las mais vezes!!
    Obrigada por dicas tão preciosas!
    Uma semana iluminada!
    Beijos beijos beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Receira bem dada, boas dicas e o prato é ótimo! Aqui em casa ,adoramos! bjs, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane!
    Adorei a receita! A dica de não deixar a berinjela na água é ótima!
    Obrigado por compartilhar!
    Felicidades para você!

    ResponderExcluir
  4. Que delíciaaaaa :D
    Eu amo isso!
    Beijinhos e uma semana feliz pra vc flor.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  5. Dicas excelentes! Adorei o pulo do gato, quero dizer do limão! Eu tinha a mania de colocar a berinjela na água com sal para tirar o amargo. Obrigada por partilhar! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    Eu almoço de marmita (minha vizinha que fornece) e hj veio esta beringela de mistura. Adoro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adoro beringela de todo jeito e acho que ela substitui muito bem a carne! Tenho uma receita de lasanha que fica dos deuses... Cris, acabei de assistir Blue Jasmine e fiquei encantada. O filme é inteligente e Cate Blanchett está divina, ora na sua fragilidade, ora na sua fúria de princesa destronada, quase beirando a loucura. Mas Jasmine, “aquela que olha sempre para o outro lado” para não enxergar o inconveniente, como diz o seu cunhado ( achei ótima observação) me faz pensar no quanto podemos ser instáveis frente as reviravoltas do destino, ao ponto de nos deixarmos balançar de um lado ao outro até perdermos o equilíbrio, deixando-nos levar pela aparência, esquecendo-nos de que o poderoso milionário de hoje pode muito bem ser o falido e humilhado de amanhã - assim como é tudo na vida. Mas o melhor ficou para o final, para a última cena, quando sua irmã e cunhado estão na sala assistindo tv e comendo pizza, pois, apesar de “tão complicada” a vida, como diz Jasmine, a realidade muitas vezes pode ser simples e feliz, tanto quanto comer um pedaço de pizza vendo televisão. Adorei!
    Beijo querida e uma linda semana,

    Denise – dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Menina,
    esta beringela é poderosa.Sabia de algumas das propriedades , mas depois destas tuas excelentes dicas tô ligada no vegetal,rsrsrs
    Grande ideia pro almoço hoje, Valeu!

    Bela semaninha pra ti, Cris.
    Bjos,
    Calu

    Ps: vc já assistiu ao filme : Pão e tulipas? Imperdível!

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas e a receita, vou fazer, obrigada pela partilha, beijos amiga

    ResponderExcluir
  10. Oi Cristiane!
    Fantástica esta receita, vou fazer; adoro beringela, mas às vezes comê-la sempre do mesmo jeito me tirava a vontade. Vou copiar esta receita e tentar fazer...depois eu conto! um beijo e até mais!

    ResponderExcluir
  11. Huuumm, que fome!!! hehehe...
    Cris também não gosto de calorão não, gosto da brisa mais geladinha no rosto, da cor do inverno e de uma primavera mais fresquinha...
    Uma linda semana minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  12. Está lindo esse verde do blog!!!! Natureza...

    ResponderExcluir
  13. Cris,
    adorei o pulo do gato e a dica de mãe. Não fazia ideia do uso do queijo ralado no preparo da berinjela e nem vejo a hora de experimentar! E os benefícios todos da limonada? Amei! Eu sempre aprendo muito aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. A-m-o berinjela, adoro de paixão!!! De todo jeito, até cozida só na água e sal, prá temperar feito salada. Minha lasanha favorita é feita com ela no lugar da massa. Adorei aprender as dicas da crocância e do limão, Doutora querida, obrigada.

    Assisti Blue Jasmine e me deixou triste... Queria um final onde a mulher se melhorava, acho que sempre espero isso das pessoas, que elas aprendam com a vida e evoluam...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Cristiane,

    Que delícia de receita, adoro beringela e a milanesa é a minha favorita, adorei as dicas que já estão devidamente anotadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Hoje postei umas receitas com berinjela. Adorei as suas dicas para esta receita.

    ResponderExcluir