Filme - O Sonho de Wadjda

O Sonho de Wadjda
Dir.: Haifaa Al Mansour
Alemanha/Arábia Saudita
2013

Esta linda fábula me tocou profundamente. Conta a história de Wadjda, uma menina alegre, inteligente,  que mora no subúrbio de Riad, capital da Arábia Saudita, e tem um sonho: ter uma bicicleta.
Você pode pensar: que coisa comum, todas as crianças querem uma bicicleta, não é?
Não se você nasceu em uma sociedade onde as mulheres não podem dirigir  nem andar de bicicleta, pois isso poderia “macular sua virtude”.
Mas Wadjda é uma garota corajosa e determinada. Um dia ela vê uma bicicleta à venda e decide que irá juntar o dinheiro para conseguir comprá-la e para isso ela será muito criativa.
Além das aventuras de Wadjda, acompanhamos a história de outras personagens femininas que nos ajudam a traçar um panorama da vida das mulheres nessa cultura.
A mãe de Wadjda é uma linda mulher que vive insegura, pois não deu um filho homem ao marido e faz de tudo para agradá-lo, com medo de que ele escolha uma segunda esposa. 
A sogra, que fica instigando o filho a procurar outra mulher para ter o filho homem e despreza Wadjda por ser menina, mostrando como as próprias mulheres contribuem para perpetuar a discriminação e a opressão que sofrem. Afinal, são elas que educam os meninos
A diretora da escola é aparentemente linha dura, mas leva uma vida dupla. 
A melhor amiga da mãe,  que encontra uma forma de viver mais livre
E o final, belíssimo, mostra a importância do papel da mãe na construção da personalidade e da identidade da filha. Ao validar o seu desejo, a mãe mostra que almeja uma vida diferente para ambas, e oferece à filha a possibilidade de ser mais livre do que ela.
Recomendo a todas e principalmente às participantes dos grupos!






2 comentários:

  1. Obrigada pela dica, Doutora querida! Vou pedir agora mesmo pro meu filho achar prá mim, fiquei morrendo de vontade de ver. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cristiane , vou assistir correndo ao filme . Agradeço sua indicação . Beijos

    ResponderExcluir